
01 de abril, de 2025 | 18:09
Fabriciano lança campanha de vacinação contra a gripe
A administração municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, dá início à campanha de vacinação contra a gripe, com a disponibilização da vacina em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A imunização é voltada para grupos prioritários e tem como objetivo garantir a saúde e proteção da população diante do aumento de casos durante o período de inverno.Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto), crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde e da educação (professores), pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Além da vacinação nas UBSs, equipes de vacinadores realizarão aplicações in loco para grupos específicos, como moradores do Lar dos Idosos e pessoas acamadas. O objetivo é facilitar o acesso às vacinas e ampliar a cobertura vacinal.
Vacina Trivalente
A coordenadora de Imunização, Vislene Oliveira, enfatiza a importância da vacinação: A imunização é gratuita e essencial para prevenir complicações da gripe, que podem resultar em óbitos. As doses oferecidas são trivalentes, protegendo contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A vacina é segura e tem potencial de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19”, explicou.
Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento que comprove o enquadramento nos grupos prioritários e o cartão de vacina. As unidades de saúde possuem horários diferenciados para a aplicação da imunização, sendo fundamental que os cidadãos se informem sobre os horários em suas UBSs.
Atualização do Cartão de Vacina
A administração municipal também continua a promover a vacinação da população em geral, reforçando a importância de manter o cartão de vacinas atualizado. Com a vacinação em dia, a população se protege de diversas doenças, prevenindo futuros surtos e a reincidência de doenças já erradicadas no país”, ressalta Vislene.
Importante destacar que não há impedimento para o cidadão receber no mesmo dia a vacina contra a gripe e outros imunizantes.
Público Prioritário
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes.
Público Especial
- Puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas e condições especiais;
- Povos indígenas, quilombolas;
- Forças armadas, de segurança e salvamento;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Trabalhadores dos Correios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]