02 de abril, de 2025 | 16:11

Sensores são instalados em Ipatinga para monitoramento dos cursos d'água

Divulgação
Com os sensores será possível monitorar em tempo real o nível do ribeirão Ipanema e emitir alertas para a população em caso de risco de inundaçãoCom os sensores será possível monitorar em tempo real o nível do ribeirão Ipanema e emitir alertas para a população em caso de risco de inundação

Com o objetivo de alertar a população e prevenir novos alagamentos como o registrado em 12/1, o governo de Ipatinga iniciou a instalação de sensores tecnológicos avançados que monitoram, em tempo real, o nível da água nos cursos d’água que cortam o município.

O primeiro equipamento foi instalado na ponte da rua Cereja, que liga os bairros Limoeiro e Chácaras Madalena, informou a administração. O segundo equipamento foi instalado na terça-feira (1) na ponte que conecta o Parque Ipanema ao bairro Veneza, próximo à região do Centro Esportivo e Cultura 7 de Outubro. A escolha desses pontos se deve às condições favoráveis para o funcionamento do sensor, que opera via satélite e precisa estar em uma área aberta, sem vegetação densa que possa interferir na transmissão dos dados.

Também na terça-feira, o prefeito Gustavo Nunes (PL) recebeu representantes da empresa TideSat, responsável pela instalação dos sensores, e fez uma visita aos locais que serão monitorados. “O uso da tecnologia é um grande aliado na prevenção de desastres naturais. Com esses sensores, poderemos monitorar em tempo real o nível do ribeirão Ipanema e emitir alertas para a população em caso de risco. O mais importante é que Ipatinga foi contemplada sem custos para o município, graças a esse projeto inovador da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nossa gestão segue investindo em soluções inteligentes para proteger as famílias que vivem próximas a áreas de alagamento”.

O equipamento faz parte de um programa de inovação da ALMG, que selecionou Ipatinga como cidade-piloto para testar a tecnologia, sem custos para o município. A iniciativa permitirá o acompanhamento preciso dos níveis do ribeirão ao longo do ano. Nos próximos meses, com base nos dados coletados pelos sensores, serão instaladas réguas de medição nos locais monitorados, possibilitando a emissão de alertas para as comunidades ribeirinhas em caso de elevação abrupta do nível da água.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário