PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

03 de abril, de 2025 | 14:46

Santana do Paraíso amplia atendimento a crianças e adolescentes com TEA

Divulgação
Serviços do Centro de Terapias de Santana Paraíso (Cetesp) serão expandidos com aquisição de novo espaçoServiços do Centro de Terapias de Santana Paraíso (Cetesp) serão expandidos com aquisição de novo espaço

A administração municipal anunciou a expansão dos serviços do Centro de Terapias de Santana Paraíso (Cetesp) com a aquisição de um novo espaço, onde, em breve, funcionará o Cetesp 3. Com o objetivo de ampliar o atendimento especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a faixa etária será ampliada para pacientes de 2 a 14 anos. A cerimônia de anúncio do novo equipamento, que fez alusão à Semana de Conscientização do Autismo, contou com a presença do arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Batisti, profissionais da saúde e familiares das crianças atendidas, detalhou o governo.

A estrutura do Cetesp 3 conta com 15 salas e incluirá atendimento com especialidades como neuropediatria, psiquiatria infantil, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia e nutrição. Além disso, serão incorporados os serviços de musicalização, que utiliza a música como ferramenta de desenvolvimento, e equoterapia, abordagem terapêutica com cavalos. O município também planeja construir um jardim sensorial para realização de ecoterapia. “Hoje, anunciamos que mais um sonho será realizado e mais um compromisso cumprido. O Cetesp 3 será um espaço de inclusão e acolhimento, em que a natureza se torna uma aliada no cuidado. Santana do Paraíso segue avançando nas políticas públicas, garantindo que todas as crianças e adolescentes com TEA tenham acesso aos melhores tratamentos e ao cuidado que merecem”, ressaltou o prefeito Bruno Morato (Avante).

Cetesp
O Centro de Terapias de Santana do Paraíso (Cetesp) tem como objetivo garantir o cuidado integral às crianças com TEA, facilitando o acesso aos serviços e promovendo seu desenvolvimento pleno. Ao longo de sua instituição, já atendeu mais de 200 crianças e realizou cerca de 15 mil sessões de terapia, sempre priorizando o desenvolvimento infantil e o envolvimento familiar. Atualmente, atende crianças de 2 a 10 anos e se destaca por diferenciais como um micro-ônibus exclusivo para transporte das crianças e familiares, além da oferta de teleconsultas de psicologia e atendimento presencial aos pais e responsáveis.

O Cetesp 1 atua como uma rede de atenção à saúde para pessoas com TEA, contando com uma equipe multidisciplinar, enquanto o Cetesp 2 – TEA em Movimento – foca no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, integrando aspectos emocionais ao progresso motor das crianças.

Com o Cetesp 3, serão ofertadas novas terapias e ampliada a faixa etária, para acolher ainda mais paraisenses. Após a reforma do espaço, a estimativa é de que a unidade inicie os atendimentos ainda em 2025.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cláudio

04 de abril, 2025 | 17:01

“Antes de ampliar poderia dar mais atenção ao espaço que já existe, pois o atendimento não está contemplando a todos. O projeto é bom, mas precisa funcionar de fato e atender a demanda que existena cidade!”

Envie seu Comentário