
03 de abril, de 2025 | 14:46
Santana do Paraíso amplia atendimento a crianças e adolescentes com TEA
Divulgação
Serviços do Centro de Terapias de Santana Paraíso (Cetesp) serão expandidos com aquisição de novo espaço

A administração municipal anunciou a expansão dos serviços do Centro de Terapias de Santana Paraíso (Cetesp) com a aquisição de um novo espaço, onde, em breve, funcionará o Cetesp 3. Com o objetivo de ampliar o atendimento especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a faixa etária será ampliada para pacientes de 2 a 14 anos. A cerimônia de anúncio do novo equipamento, que fez alusão à Semana de Conscientização do Autismo, contou com a presença do arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Batisti, profissionais da saúde e familiares das crianças atendidas, detalhou o governo.
A estrutura do Cetesp 3 conta com 15 salas e incluirá atendimento com especialidades como neuropediatria, psiquiatria infantil, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia e nutrição. Além disso, serão incorporados os serviços de musicalização, que utiliza a música como ferramenta de desenvolvimento, e equoterapia, abordagem terapêutica com cavalos. O município também planeja construir um jardim sensorial para realização de ecoterapia. Hoje, anunciamos que mais um sonho será realizado e mais um compromisso cumprido. O Cetesp 3 será um espaço de inclusão e acolhimento, em que a natureza se torna uma aliada no cuidado. Santana do Paraíso segue avançando nas políticas públicas, garantindo que todas as crianças e adolescentes com TEA tenham acesso aos melhores tratamentos e ao cuidado que merecem”, ressaltou o prefeito Bruno Morato (Avante).
Cetesp
O Centro de Terapias de Santana do Paraíso (Cetesp) tem como objetivo garantir o cuidado integral às crianças com TEA, facilitando o acesso aos serviços e promovendo seu desenvolvimento pleno. Ao longo de sua instituição, já atendeu mais de 200 crianças e realizou cerca de 15 mil sessões de terapia, sempre priorizando o desenvolvimento infantil e o envolvimento familiar. Atualmente, atende crianças de 2 a 10 anos e se destaca por diferenciais como um micro-ônibus exclusivo para transporte das crianças e familiares, além da oferta de teleconsultas de psicologia e atendimento presencial aos pais e responsáveis.
O Cetesp 1 atua como uma rede de atenção à saúde para pessoas com TEA, contando com uma equipe multidisciplinar, enquanto o Cetesp 2 TEA em Movimento foca no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, integrando aspectos emocionais ao progresso motor das crianças.
Com o Cetesp 3, serão ofertadas novas terapias e ampliada a faixa etária, para acolher ainda mais paraisenses. Após a reforma do espaço, a estimativa é de que a unidade inicie os atendimentos ainda em 2025.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cláudio
04 de abril, 2025 | 17:01Antes de ampliar poderia dar mais atenção ao espaço que já existe, pois o atendimento não está contemplando a todos. O projeto é bom, mas precisa funcionar de fato e atender a demanda que existena cidade!”