04 de abril, de 2025 | 17:46

Falcão derrota Marcos Vinicius na eleição para presidência da AMM

Mídias sociais
Falcão conquistou a AMM com 361 votos e apoio do governador ZemaFalcão conquistou a AMM com 361 votos e apoio do governador Zema

O ex-prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius Bizarro, que buscava a reeleição, foi derrotado pelo candidato da oposição, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo). O pleito, que chegou a ter momentos tensos logo no início, ocorreu nesta sexta-feira (4), na sede da entidade, no centro de Belo Horizonte. A chapa liderada por Falcão conquistou 361 votos e o grupo de Marcos Vinicius, 288 votos.

O mandato do novo presidente da AMM começará em meados deste ano e se estenderá até 2028. Falcão terá como 1º vice-presidente Lucas Vieira Lopes (Avante), prefeito de Iguatama; 2º vice-presidente - Coronel Sandro (PL), prefeito de Governador Valadares; 3º vice-presidente - José Aparecido Mendes Santos (PSD), prefeito de Janaúba; 4º vice-presidente - Fabinho Antonucci (Republicanos), prefeito de Visconde do Rio Branco. A chapa inda tem secretários e tesoureiros. Ao todo, votaram 649 prefeitos dentre os 818 filiados à AMM.

Vitória com apoio de Zema
A vitória de Falcão é também um triunfo do governador Romeu Zema, que apoiou Luís Eduardo Falcão desde o início da campanha. Foi uma espécie de “troco” do governador a Marcos Vinicius, que foi seu desafeto durante boa parte do seu primeiro mandato, lançando diversas farpas nas mídias sociais contra Zema à época.

Marcos Vinicius teve um mandato conturbado na entidade, pelo rompimento com seu 1º vice-presidente, Hideraldo Silva, prefeito de Boa Esperança, que o acusou de romper um acordo pelo qual o ex-prefeito de Coronel Fabriciano deveria renunciar ao fim dos primeiros dois anos e entregar a entidade no restante do período em que estivessem no poder. O fato de ter anunciado seu nome como possível candidato a deputado federal nas eleições do ano que vem, igualmente parece ter criado resistência em diversos prefeitos, que são aliados políticos de vários deputados com mandatos e pré-candidatos à reeleição em 2026.

A AMM é uma das entidades mais influentes na política do estado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jj

05 de abril, 2025 | 14:24

“Esquenta não Dr Marcos Vinicius com certeza iremos te eleger Deputado Federal!
Abraços”

Cascudo

05 de abril, 2025 | 07:23

“Toma Marcos Vinicius, com o Zema o negócio é mais em cima, que o seu retorne para Fabriciano não seja para reivindicar cargo na atual administração, volte para o seu consultório.”

Boachá

05 de abril, 2025 | 06:58

“Nobre candidato derrotado, deixo aqui uma observação no seu comportamento: já brigou com o primeiro vice dele e rompeu relações, depois rompeu com o vice da AMM, ambos de forma conturbada.
Fica um versículo bíblico para reflexão:

Provérbios 16:18-19
Almeida Revista e Corrigida 2009
18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. 19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.

E pode ter certeza, vai romper com o atual prefeito de Fabriciano também, é questão de tempo.”

Bom

05 de abril, 2025 | 00:13

“Acho que o ex prefeito de Cel. Fabriciano estava se sentindo o tal, umas obrinhas feitas na cidade ,que não passa de obrigação, e ele já queria ser candidato a presidente do país.
Desce daí rapaz, seu salto tá muito alto.”

Professor

04 de abril, 2025 | 18:15

“Aqui se faz. Aqui se paga. Volte para o seu curral eleitoral.”

Envie seu Comentário