11 de abril, de 2025 | 15:30

Gibi da Turma da Mônica fala da valorização de idosos

Reprodução
Trama explora as distintas visões e estereótipos associados à velhiceTrama explora as distintas visões e estereótipos associados à velhice
A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha do personagem Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa. A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito. Além disso, aborda o impacto desses fatores na dignidade e na saúde das pessoas idosas.

A história contada na revista em quadrinhos serviu de inspiração para a troca de experiências entre estudantes do 4º ano do ensino fundamental e pessoas idosas, no Instituto Federal Goiano, em Iporá. Estudante do 4º ano da Escola Municipal Odilon José de Oliveira, na cidade do interior de Goiás, ele foi um dos 25 alunos a participar do lançamento do gibi da Turma da Mônica sobre intergeracionalidade - a relação entre os jovens e as pessoas idosas, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

Iporá foi escolhida para integrar o programa piloto devido aos indicadores de envelhecimento do município. De acordo com o IBGE, o município possui alto índice de envelhecimento: são 110 pessoas idosas para cada 100 jovens de zero a 14 anos. Em fevereiro, foram realizadas 3.837 visitas a, pelo menos, 3.372 pessoas idosas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário