
11 de abril, de 2025 | 15:42
Ipatinga FC anuncia outro modelo de gestão a partir de uma nova realidade administrativa
Divulgação
Edison Travassos, Igor Maciel e Lívia Soares confiam em novos tempos do Ipatinga, inicialmente honrando compromissos

Principal proprietário e um dos gestores da SAF do Ipatinga (ao lado de Edison Travassos), o advogado Igor Maciel explana o novo modelo de gestão da agremiação, completamente diferente dos aventureiros e descompromissados de épocas anteriores. Profissional do Direito bem-sucedido na capital mineira, Maciel confessa ter sido um ato de coragem, quase uma aventura, assumir a SAF de um clube completamente esfacelado e abandonado administrativamente. O grupo Lopes e Resende Compliance e Marketing Esportivo é quem tem a personalidade jurídica dessa nova administração da Sociedade Anônima do Futebol do Tigre.
Muitos acham que, ao lado do meu amigo Edison Travassos e de outros investidores que venho captando para a SAF, sou maluco, diante de uma dívida monstruosa de R$ 40 milhões, nenhuma arrecadação ou patrimônio próprio e de um caos administrativo. Estudei a situação vindo à cidade ano passado, resolvemos assumir, regularizar toda documentação que estava defasada e jogada de lado, busquei contato com órgãos e poderes para legalizar o Ipatinga. Tem sido uma luta a cada dia, pois sempre surge uma surpresa de algo desleixado”, pontuou Igor Maciel ao Diário do Aço.
100% donos e sem calote
Igor Maciel afirma que, a médio prazo, irá buscar a retomada da credibilidade do clube junto ao mercado e aos patrocinadores. Trata-se, de fato, sem nenhuma conversa fiada, de uma nova gestão, somos donos de fato de 100% da SAF do Ipatinga. Nossa missão é árdua, sabemos dela e não iremos fugir. Temos que montar um time competitivo para o Módulo B, honrar com todos os compromissos relativos a este projeto, e, em paralelo, reconquistar a confiança do mercado com o projeto futuro de sobrevivência, porém cumprindo compromissos com fornecedores ou patrocinadores. O Ipatinga agora, por meio e Igor Maciel e Edison Travassos e a nossa diretora local Lívia Soares, não irá dar o cano em ninguém, pode anotar aí”, frisa Maciel.
Outra questão abordada é o fato de o clube agora ter uma gestão por meio de uma compliance, concebida a partir de uma empresa especializada de São Paulo. Estamos revitalizando o centro de treinamentos, que nem energia tinha, também consumando a recuperação judicial para, aí, sim, podermos falar como e quando negociar com as centenas de credores do clube. Tudo com planejamento e pés no chão. Trata-se de fato de um novo Ipatinga. A credibilidade estará de volta, ainda que tenhamos a desconfiança de grande parte do mercado, tendo em vista os acontecimentos passados, sobre os quais não desejo ficar comentando porque não irá nos levar a muita coisa prática. Apesar de tudo isso, a médio prazo, em uma década, penso que o clube é viável, mas temos primeiro que ter resultados dentro de campo; e isso estamos buscando desde já na disputa do Módulo B deste ano”, afirmou Igor Maciel.
Investimentos e agradecimentos
O novo gestor da SAF disse, ainda, que os tempos serão difíceis, mas serão outros no Ipatinga. Salvamos o clube de desaparecer, já investimos muito dinheiro para mantê-lo ativo, então, com os resultados dentro de campo, e o apoio da torcida, novos tempos, a médio prazo, virão. Acreditamos, planejamos, não estamos fazendo besteira e nem prometendo algo fora de nossa realidade, investimos e todos podem ter certeza que de fato uma nova era irá acontecer”.
O dirigente do Tigre aproveita para agradecer a parceria com a Usiminas, pela renovação do contrato de comodato da área do centro de treinamentos no bairro Cariru. Uma parceria excepcional, fundamental, que sempre iremos reverenciar e enaltecer, visto que a Usiminas é um pilar do Ipatinga desde a sua fundação”, afirma Igor Maciel.
O Hotel San Diego e a JCE Materiais Esportivos igualmente recebem os agradecimentos do dirigente, tendo em vista o selamento de patrocínio para esta temporada. Outros iguais a estes valorosos empreendedores virão, assim esperamos e iremos valorizar”, diz Maciel.
Grupo de trabalho
Igor Maciel e Edison Travassos atuam na advocacia em Belo Horizonte, porém viajam a Ipatinga semanalmente para acompanhar o desenrolar dos fatos. Lívia Soares é a diretora de operações e representa, na cidade, a direção da SAF. Eduardo Dutra, advogado e atuante no meio do futebol há alguns anos na gestão de carreira de jogadores, dentre outras atividades, é o gerente de futebol que acompanha a rotina diária dos treinamentos preparatórios do elenco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]