
13 de abril, de 2025 | 06:00
Ainda Estou Aqui” em sessão gratuita e debate no Parque Ipanema
Divulgação
O premiado Walter Salles dirige a atriz Fernanda Torres no vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional
O primeiro filme brasileiro a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional será exibido pelo Los Películas Cineclube, no teatro de arena do Parque Ipanema, na próxima terça-feira (15), às 19h30. A exibição gratuita de Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, faz parte da programação do aniversário de 61 anos de Ipatinga. E o grande diferencial do evento promovido pelo cineclube é o debate que acontece logo depois que o filme termina. Então, mesmo que você esteja entre os milhares de brasileiros que já assistiram ao filme, vale a pena rever. E se ainda não viu, a hora é agora.
Ainda Estou Aqui” narra a emocionante trajetória de Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher casada com o ex-deputado Rubens Paiva muda drasticamente após o desaparecimento dele, capturado pelo regime militar. Forçada a abandonar a rotina de dona de casa, Eunice (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro) se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro do marido e enfrentando as consequências brutais da repressão.
Reprodução
As atrizes Fernanda Torres (filha) e Fernanda Montenegro (mãe) protagonizam a história marcante no cinema nacional
Com uma narrativa profunda e sensível, Ainda Estou Aqui traz à tona questões de perda, coragem e resiliência. Dirigido por Walter Salles e baseado no livro autobiográfico de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho caçula do casal, a obra é um tributo à força de Eunice Paiva, que, contra todas as adversidades, se torna uma figura central na luta pelos direitos humanos no país.
Escolha estratégica
Camila Mendonça, vice-presidente do Los Películas, destaca que o filme é um marco do cinema nacional. Com detalhes e cuidados, Walter conduz com maestria o filme, e Fernanda Torres traz para as telas a força de Eunice Paiva. Ainda Estou Aqui abraça de um lugar que diz sobre afeto e luta. E que diz também o quanto o cinema nacional é referência em contar histórias que nos emocionam e nos fazem refletir sobre o cenário social e histórico”, afirma.
Ela acrescenta que a escolha do filme foi estratégica: Além de ganhar o Oscar de Melhor Filme Internacional este ano, o longa atraiu milhares de pessoas aos cinemas ao redor do mundo. O sucesso internacional é gigantesco. E, como cineclube, sentimos que era essencial exibi-lo aqui na região. Ser uma exibição gratuita reforça a importância de tornar acessíveis narrativas que dizem muito sobre a história brasileira”.
O secretário de Cultura Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira, diz ter recebido com entusiasmo a proposta do Los Películas para o Parque Ipanema ser o cenário da exibição dessa grande produção nacional. Ele ressalta que a sessão acontecerá com uma tela gigante de alta qualidade, no principal cartão-postal da cidade, proporcionando uma experiência especial para a população de Ipatinga. E Carlão faz o convite: Então, no próximo dia 15, como parte das atividades em comemoração aos 61 anos da cidade de Ipatinga, o Parque Ipanema será palco da exibição desse filme que é premiadíssimo e que tem um diálogo muito forte com a nossa população. Convidamos a todos que prestigiem essa exibição que tem tudo para ser um sucesso”.
Além da estatueta de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui” recebeu outras duas indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme (categoria principal) e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres - que conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. Exibido em diversos festivais pelo mundo, o longa já acumula cerca de 40 prêmios, incluindo o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.
SERVIÇO
Filme: Ainda Estou Aqui
Data: 15/4, às 19h30
Local: Teatro de Arena do Parque Ipanema
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]