15 de abril, de 2025 | 10:00
ANTT suspende linhas de ônibus da Expresso União
As conexões entre Ipatinga, Santos e São Paulo estão entre as impactadas
Divulgação
A decisão judicial que originou a medida foi baseada no recurso movido por empresas concorrentes

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou a suspensão de diversas rotas operadas pela Expresso União, empresa do Grupo Comporte, como parte do cumprimento de uma decisão judicial. A medida impacta diretamente passageiros de Ipatinga, já que duas das linhas interrompidas ligavam o município ao litoral paulista e à capital do estado vizinho.
A informação foi divulgada pelo site especializado Diário do Transporte, que detalhou a decisão publicada pela Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), por meio do ato nº 392, de 24 de março de 2025. A resolução entrou em vigor imediatamente e determinou a paralisação de 11 linhas interestaduais e 23 seções operadas pela companhia. O Diário do Aço não conseguiu acesso ao documento e, consequentemente, à motivação da suspensão das rotas.
Entre as ligações suspensas estão os trajetos IpatingaSantos e IpatingaSão Paulo, duas rotas importantes tanto para o turismo quanto para o deslocamento de moradores do Vale do Aço. A decisão judicial que originou a medida foi proferida no âmbito do processo de número 1017531-77.2024.4.01.0000, após recurso movido pelas empresas Itapemirim-Suzantur e Viação Catarinense.
Além da Expresso União, outra empresa do mesmo grupo, a Nossa Senhora da Penha, já havia sido alvo de decisão semelhante dias antes, perdendo autorização para operar nove linhas e centenas de trechos.
A suspensão atinge ainda cidades como Teófilo Otoni, Governador Valadares, Vitória, Goiânia, Campinas, entre outras, refletindo em impactos em vários corredores rodoviários relevantes no país.
A ANTT não informou, até o momento, se novas empresas serão autorizadas a assumir os trechos descontinuados. Procurado pela reportagem, o Grupo Comporte não se manifestou sobre a decisão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Antônio Januário
23 de abril, 2025 | 06:54Justiça seja feita a linha de Teófilo Otoni pertence a Itapemirim está linha ela comprou da empresa Transcolin quem Lembra?”
Adriana
18 de abril, 2025 | 18:44A passagem com a saida da Uniao, dobrou de valor, tanto aguia branca como itapemirim, dobram o valor. Absurdo!! Uma passagem ida e volta sai mais que 500.00, sendo que março eu paguei em 4 por menos de 550.00. Ao invés de melhorar, piorou.”
Balotelis
16 de abril, 2025 | 19:16Uma vergonha, essas empresas fazem isso pra passar a mão na passagem, itapemirim mais do que dobrou o preço, horrível.”
Deividy Goncalves dos Santos Alvares
15 de abril, 2025 | 17:43essa diretoria do Grupo Comporte é muito sem noção;
porque não parar de sobrepôr as linhas para Sao Paulo e Santos via ABC, e buscar ?roubar? os passageiros em conexao no Tiete que buscam o interior paulista, o Centro Osste e o Sul do Brasil; deveriam considerar solicitar a ANTT - IPATINGA x CAMPINAS via BR381, B PAULISTA; IPATINGA x GUARULHOS via PONTE NOVA, BR267; IPATINGA x SOROCABA via OSASCO; IPATINGA x JUNDIAI via BR267, J FORA, PONTE NOVA, IPATINGA x CAMPO GRANDE via PONTE NOVA, JFORA, BR267, GUSRULHOS, BAURU, P PRUDENTE, IPATINGA x CURITIBA via LMG760, PONTE NOVA, J FORA, BR267, POUSO ALEGRE e IPATINGA x PORTO ALEGRE via Zbelo Horizonte, LAVRAS, JOINVILLE, Blumenau m, Vale do Itajai, Florianópolis, Laguna, Criciúma e Caxias do Sul!
.
.”