
15 de abril, de 2025 | 17:30
Festejo marca tradição do Boi Balaio em Belo Oriente

Em maio, o projeto circulará por creches e escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino de Belo Oriente, abrangendo o distrito-sede, e os de São Sebastião de Braúnas e de Perpétuo Socorro. O projeto é realizado por Rômulo Amaral, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e conta com a produção do Catavento Cultural e o apoio da Prefeitura de Belo Oriente.
Estandarte e oficinas
No último sábado (12), os integrantes do Boi Balaio e a comunidade do Bagre participaram de oficina de estandartes, conduzida pelo artista Herlon Duarte. De forma colaborativa, os participantes confeccionaram um estandarte que será hasteado e apresentado à comunidade durante o festejo desta quarta-feira. Na terça-feira (15), as crianças e os adolescentes da Escola Municipal Bom Jesus do Bagre participaram de diversas oficinas: Ciranda de Brincadeiras”, com Claudiane Dias; Criação de Histórias”, com Roberta Rocha e Jailton Laurindo; e Corpo Batuque”, com Gustavo Maia.
Na oficina Confecção do Boi Balaio”, conduzida por Kauaslei Contareli, integrante do Boi Balaio, e o artista Herlon Duarte, o objetivo foi ensinar as crianças todas as etapas de confecção do boi. O futuro do Boi Balaio são as crianças. Se não passarmos essa tradição adiante, plantando no coração delas o amor que temos pelo boi, esse movimento não sobreviverá. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, disse Contareli.
Festa tradicional
A tradicional Festa do Boi Balaio de Bom Jesus do Bagre ocorrerá no próximo fim de semana, dias 19 (sábado) e 20 (domingo). Durante os festejos, o Boi Balaio confeccionado pelos próprios moradores preserva as suas características únicas e sai às ruas do distrito, acompanhado das mulherzinhas” (homens vestidos de mulher) e dos tocadores que animam a festa com canções populares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]