21 de abril, de 2025 | 10:52
Voluntários doam ovos de Páscoa aos acolhidos da ''Casa da Tia Lúcia''
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoA Páscoa é tempo de solidariedade e de levar o verdadeiro significado do amor ao próximo. As iniciativas feitas neste momento de renovação inspiram a comunidade a gestos solidários. Os acolhidos do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), também conhecido como Casa da Esperança ou Casa da Tia Lúcia”, receberam doações de ovos de Páscoa de voluntários.
No total, 230 ovos foram distribuídos. Eles foram doados pela empresa LBV Passagens Aéreas, do bairro Iguaçu, e pela Cacau Show do bairro Horto. Uma festa simbólica para celebrar a data e também para entregar os chocolates foi feita neste domingo (20).
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a fundadora da casa, Maria Lúcia Valadão, chamada carinhosamente de Tia Lúcia, disse que a Páscoa foi um momento dos acolhidos não se esquecerem que eles também renascem todos os dias. Um café, almoço ou jantar ocorre todos os dias, mas o que faz eles lembrarem é o que vem do acréscimo. Para cada um deles, um ovo de Páscoa significa ser lembrado com igualdade, como aqueles que têm família para comemorar a data”.
Michelle Carvalho, que é assistente social e também exerce a função de coordenadora da instituição, contou que os residentes da casa ficaram muito felizes. Eles gostam muito dessas datas comemorativas. Não dão conta de acompanhar o calendário, mas percebem que se trata de uma data especial pela comemoração. Antes da Páscoa, Dia das Mães, festa junina, Natal, dentre outros, nós sempre enfeitamos a casa, e uma equipe técnica faz atividades relacionadas, como se fosse uma escola”, relatou.
Michelle também pontuou que a ação é muito importante. Para além do agrado aos moradores, ela também diz que é essencial saber que a casa tem amigos. É assim que a instituição sobrevive. Fazer com que os moradores tenham essa representatividade, de modo que atitudes de uma família comum façam parte da vida deles, é dar a eles autonomia. Além de dar a eles a importância que têm, tirando-os do abandono que já viveram um dia, mostrando que fazem parte de alguma coisa”, destacou.
Casa da Tia Lúcia
A instituição é conhecida como Casa da Tia Lúcia” por causa de Maria Lúcia Valadão, que fundou a instituição ao se colocar à disposição daqueles que necessitam de acolhimento. Tudo começou quando ela se sentiu sensibilizada ao adotar Luis Francisco, um bebê de apenas 19 dias de vida com paralisia cerebral, e diante disso, quis ajudar famílias que passavam por situações similares, com integrantes com necessidades especiais.
Atualmente, a casa oferece três tipos de serviços: atendimento exclusivo para idosos, denominado Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI); residência inclusiva para pessoas com deficiência física e transtorno mental; e o abrigo institucional, sendo a maioria acamados.
A sede da entidade fica na rua Chico Xavier, número 186, no bairro Vila Formosa, em Ipatinga. Os interessados em conhecer um pouco mais também podem entrar em contato por meio dos telefones da instituição: (31) 3826-1221 e (31) 98511-3020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Bom
21 de abril, 2025 | 10:59Se todos empresários fossem assim.
Parabéns a todos dessa instituição.”