21 de abril, de 2025 | 11:56
Bispo e padre da região exaltam legado do papa Francisco e explicam como será escolha sucessor
Faleceu nesta segunda-feira (21) o papa Francisco, no Vaticano. A morte foi anunciada pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta. Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, representantes da Igreja Católica no Vale do Aço falaram um pouco sobre o legado de Francisco, além de como será o processo de escolha de um novo papa.
Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano da Diocese de Itabira-Fabriciano, relatou que o papa pregava importantíssimas orientações pastorais e chamava atenção para a necessidade de um aprofundamento na fé em Jesus Cristo pela oração. No seu primeiro documento, a Evangelii Gaudium, o papa Francisco chama a nossa atenção para a necessidade de uma reforma missionária da Igreja. Ele pediu para que sejamos uma igreja em busca de nossos irmãos nas periferias existenciais”.
O bispo também apontou que o papa, desde a sua primeira aparição, quando pede a bênção do povo, valoriza muito a vocação batismal, como o princípio fundamental para a participação cristã. Papa Francisco ofereceu uma valorização muito grande às mulheres, colocando algumas em postos muito importantes do governo da Igreja. Também valorizou os jovens, as crianças, os idosos. O próprio nome escolhido por ele nos lembra Francisco de Assis. Seu pontificado foi de muita valorização aos mais pobres e frágeis, e também do amor à natureza, o amor à casa comum”, enfatizou.
Já o padre Pascifal José do Nascimento, que atua na Paróquia São José de Acesita, em Timóteo, disse que o legado que o papa deixou para todo o mundo é de simplicidade e de importância para a natureza. Ele foi um grande defensor do meio ambiente, da ecologia, dos animais e do planeta como um todo. Deixa esse legado de conscientização global a respeito do meio ambiente, que chegou a dominar como casa comum”, pontuou.
Pascifal também destacou que um dos legados deixados é o respeito com as minorias. Com os pobres, de modo especial os imigrantes, indígenas, negros, mulheres, pessoas de qualquer orientação sexual. Se eu tivesse que resumi-lo em uma palavra, diria paz”, enfatizou.
Francisco também incentivou a esperança entre as pessoas. Pascifal, assim como outros fiéis, se lembrará dele com carinho. Por mais difícil que seja a vida humana, o papa tem sempre uma mensagem de esperança para a juventude, para os que sofrem, para o meio ambiente”, mencionou.
Novo papa
Segundo o padre, o processo para a escolha de um novo papa é imediato, logo após o sepultamento do falecido. Os cardeais que são eleitos para essa função se reúnem e fazem a escolha, a votação de um novo sucessor. Nós não sabemos quanto tempo isso gasta. Pode ser que dure uma semana ou menos, ou pode ser que dure mais de uma semana também. O chamado conclave é o momento em que os cardeais se reúnem para escolher o novo papa”, detalhou Pascifal.
Ele ainda complementou que a escolha de um novo papa não é determinada somente pela personalidade, mas também são analisados vários aspectos pastorais, espirituais e intelectuais. Além da liderança do religioso em relação à igreja espírita do mundo inteiro, ali representada pelos cardeais. A partir de momentos profundos de oração, de espiritualidade e de reflexão, é que se escolhe o novo pastor da Igreja Católica”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Carolino
22 de abril, 2025 | 09:22A Autoridade do Papa ultrapassa os muros da Igreja Católica, que o Espírito Santo, envie santo e fiel sucessor de Pedro, para conduzir sua Barca
Sou Católico por que não quero deixar o Sol para seguir seu reflexo no espelho.
A mim ensina-me uma Igreja que tem mártires que deram sua vida por Cristo, que tem missionários que pregaram o Evangelho, que tem mulheres consagradas ao serviço dos mais necessitados e com esta Igreja eu sigo.”
Henrique
22 de abril, 2025 | 08:18Pop, seu energúmeno. Vá estudar a Patrística, a Igreja Primitiva, os Primeiros Pais, os Padres do Deserto, os Doutores da Igreja. Aí sim volte aqui e comente. A Bíblia não caiu de zíper do céu, mas foi organizada pela Igreja que vc refuta. Seu obtuso. No mínimo deve ser filho de Lutero ou de Calvino.”
Católica
21 de abril, 2025 | 21:45"Igreja espirita"?”
Pop
21 de abril, 2025 | 17:35Meus sentimentos para família desse senhor.Mas é apenas mais um comedor de angu igual nós mesmo..Evangelho só existe um que foi deixado para nós segur-mod
O resto é conversar fiada, inclusive adoração de santo. Santo é só Jesus Cristo filho do Deus Vivo!”
Rodrigo
21 de abril, 2025 | 12:21O Papa era um humanista! Deixou um legado de solidariedade e tolerância. Sentiremos muitas saudades!”