23 de abril, de 2025 | 07:55
Polícia Militar recupera placas solares furtadas em Ipatinga e prende quatro suspeitos
Wellington Fred
As placas de energia solar que foram furtadas de um depósito no bairro Jardim Panorama
A Polícia Militar recuperou na tarde de terça-feira (22) 59 placas solares que haviam sido furtadas de um galpão localizado na rua Serra do Mar, no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga. Quatro indivíduos foram conduzidos durante a operação que resultou na apreensão dos materiais subtraídos e de outros objetos.
O furto foi constatado por volta das 7h50, quando um funcionário percebeu que o caminhão da empresa estava estacionado de maneira diferente da habitual. O proprietário foi imediatamente informado e confirmou a ausência das 59 placas fotovoltaicas, avaliadas em aproximadamente R$ 42 mil.
Segundo o sargento Douglas Moreira, responsável pela ocorrência, a investigação começou com a análise das câmeras de segurança da região. "Por volta de meia-noite, uma movimentação suspeita foi registrada nas imediações do galpão. Cerca de 1h50 da madrugada, o caminhão foi movimentado novamente, o que reforçou a suspeita de furto. A partir de informações repassadas pela vítima, seguimos o rastreamento via satélite do veículo e chegamos a uma chácara no bairro Porto Seguro".
Na primeira chácara visitada no bairro que pertence ao município de Caratinga, à margem da BR-458, os militares localizaram 28 das placas solares furtadas. Dois suspeitos foram detidos no local, sendo um deles o proprietário da chácara, já conhecido da Polícia Militar.
Posteriormente, o restante das placas foi encontrado nos fundos de outra chácara, também no residencial Porto Seguro, onde dois outros indivíduos foram detidos. Havia mais um suspeito, visto em um GM Onix branco, que fugiu antes da chegada da polícia. Na residência dele, fomos recebidos apenas por sua esposa. Ele também está sendo citado no boletim como suspeito de envolvimento no furto ou receptação das placas," explicou o sargento Moreira.
Além das placas, foram apreendidos três celulares. Apesar da recuperação, uma grande parte das placas furtadas apresentava danos devido ao manuseio inadequado no transporte. "Essas placas são especiais, com tecnologia de captação dupla de luz, exigindo conhecimento técnico para seu manuseio”, finalizou o sargento.
Além dos quatro detidos, outros dois suspeitos foram identificados
Os quatro detidos foram encaminhados para o plantão da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil e ficaram à disposição para esclarecimentos sobre o fato. Mais dois suspeitos foram citados na ocorrência, conforme apurações do Diário do Aço. Um destes que não chegou a ser preso foi funcionário de um dos proprietários do material furtado.
As placas solares recuperadas pelos policiais militares foram devolvidas ao proprietário. Infelizmente, apenas cerca de 30 por cento (das placas) estavam sem danos”, revelou a vítima ao Diário do Aço, que é sócia no projeto de uma usina solar a ser instalada em uma fazenda na região do Vale do Aço.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Diego
23 de abril, 2025 | 16:54Que pena quando roubam uma simples bicicleta eles não agem da mesma maneira”
Verdade
23 de abril, 2025 | 15:26Se a PM Trabalhar, o resultado sai.”
Atenta
23 de abril, 2025 | 12:47Parabéns à PMMG, pela agilidade na resolução do furto. Há luz no fim do túnel para a segurança pública”