24 de abril, de 2025 | 17:30

Entre o Céu e a Terra: artista ipatinguense estreia na literatura

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Gustavo Suna realiza seu sonho com o primeiro livro Gustavo Suna realiza seu sonho com o primeiro livro
O sonho de ser escritor, acalentado há anos, se torna realidade para o artista audiovisual Gustavo Suna com a publicação do seu romance de estreia, “Entre o Céu e a Terra”, pela Opera Editorial. Formado em comunicação e audiovisual pela Universidade de Brasília, o autor ipatinguense é também fotógrafo e lançou o documentário “Pioneiros do Teatro de Ipatinga” (2024), que registra a participação de atores e diretores na história das artes cênicas na cidade e região.

A série de lançamentos do livro começa por Timóteo, na sede do DaMa Espaço Cultural - rua Romualdo Cristiano Alves, 5, bairro Timirim, no próximo sábado (26), a partir das 18h30. No sábado da semana seguinte, dia 3 de maio, a partir das 16h, será no Entrenós Café - rua Estados Unidos, 36, bairro Cariru. Além disso, Gustavo Suna negocia uma data para fazer o lançamento em Brasília e já confirma a sua participação no estande da editora na 23ª edição da tradicional e badalada Festa Literária Internacional de Paraty (RJ), marcada para o período de 30 de julho a 3 de agosto.

Reprodução
Conforme a assessoria, “Entre o Céu e a Terra” teve pesquisa e desenvolvimento realizados por meio do Edital 8 - Território e Paisagens da Lei Paulo Gustavo. Depois de pronto, o livro foi enviado para várias editoras e selecionado pela Opera Editorial, para a produção da publicação convencional.

200 anos no futuro
A trama de “Entre o Céu e a Terra” se passa cerca de 200 anos no futuro. Sara Simone Watee, personagem principal, é uma doutoranda em Linguística que nasceu na superfície e foi criada na órbita. Escolhida para realizar uma grande pesquisa numa Terra devastada pelas catástrofes climáticas, ela vê o seu mundo virar de cabeça para baixo ao encontrar um passado que tentou enterrar.

Nesse retorno à Terra, Sara vai reencontrar as suas raízes, a sua ancestralidade e a sua infância perdida. Memórias que ela deixou para trás quando foi estudar na órbita. E a partir desse momento, começa uma jornada de autoconhecimento, onde precisa encarar os monstros do passado. Dividida entre passado e futuro, razão e emoção, responsabilidade e desejo, o outro e o eu, Sara tem de fazer uma escolha: entre o Céu e a Terra.

O livro está à venda no site da editora (www.operaeditorial.com.br) ou com o próprio escritor. O documentário de Gustavo Suna em homenagem ao teatro regional, “Pioneiros do Teatro de Ipatinga”, está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YEz1eo5jInc.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário