PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

24 de abril, de 2025 | 14:55

Câmara de Ipatinga aprova reajuste salarial para servidores municipais

Débora Anício
Projeto de Lei nº 79/2025, que prevê reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos municipais Projeto de Lei nº 79/2025, que prevê reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos municipais

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou em segunda votação, na terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 79/2025, que prevê reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos municipais, incluindo profissionais da educação e agentes políticos, além do aumento nos valores do auxílio alimentação e vale-lanche, retroativos a 1º de janeiro de 2025. As informações foram divulgadas pela Casa Legislativa.

Segundo o texto do projeto encaminhado pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), a proposta traduz um compromisso de valorização dos servidores públicos municipais. "A presente proposição traduz o esforço e compromisso deste governo pela valorização de todos servidores públicos do município, incluídos os da rede municipal de ensino".

Apesar da aprovação do projeto, servidores e representantes sindicais manifestaram insatisfação com o percentual concedido. Helenir Lima, representante sindical, afirmou durante a sessão que o projeto foi enviado à Câmara sem aguardar o resultado final das negociações com os servidores. "A proposta do governo municipal não reflete a realidade econômica dos servidores. Esperamos melhorias e um reajuste significativo a partir das novas negociações", declarou.

Durante a tramitação do projeto, as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas emitiram parecer favorável à aprovação, considerando a proposta constitucional e sem impedimentos legais.
Em mensagem complementar ao projeto, o prefeito garantiu que haverá nova reunião com os sindicatos na segunda quinzena de agosto para reavaliar a possibilidade de ganho real sobre os benefícios como vale alimentação e vale lanche, condicionada à recuperação financeira do município.

Apesar das divergências apontadas pelos sindicatos, vereadores como a professora Cida Lima (PT) ressaltaram que a aprovação deste projeto é apenas "um primeiro passo" e esperam continuidade nas negociações para atender melhor às reivindicações dos servidores públicos municipais. O presidente da Câmara, Ley do Trânsito (PL), também defendeu a votação afirmando que, caso o projeto não fosse aprovado, poderia não haver reajuste algum no ano corrente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto

25 de abril, 2025 | 07:08

“Em Timóteo estão querendo fazer a mesma coisa! Estão passando por cima do Sindicato e dos servidores! Agora uma coisa é certa entre os servidores, que os que vereadores que votarem a favor da administração vão ter muitos que irão fazer campanha contra esses nas próximas eleições! E os servidores da educação não queremnso o reajuste determinado em lei, querem o aumento do vale alimentação igualmente aos dos servidores da câmera municipal”

Gildázio Garcia Vitor

24 de abril, 2025 | 16:08

“Sr. Verdade, os Professores temos que cumprir 200 duas letivos, portanto, quando "emendamos" os feriados, temos que repor o dia em um sábado "letivo", este ano já foram dois, parece que referentes a uma terça-feira e a uma sexta-feira, inclusive nas escolas particulares. Comi vossa excelência não deve atuar na área da Educação, não entende como tem que funcionar, mas, resumidamente, são 40 segundas, 40 terças, 40 quartas ...
Quanto ao Prefeito, acho que precisa fazer bem mais melhorias para a população e bem menos festas, apesar do povo adorar "Pão e Circo". Sobre falta de fé, esta tenho de sobra.”

Verdade

24 de abril, 2025 | 15:42

“O prefeito não faz nada de melhoria para cidade,só o show do Leonardo, os servidores públicos da educação semana que só trabalha um dia,é muita reclamação em Ipatinga MG,a classe dos servidores emenda os feriados, quase não trabalha,a verdade estão precisando é de orar,muita falta de fé.”

Envie seu Comentário