26 de abril, de 2025 | 08:45

Ipaba completa 33 anos com avanços na saúde, educação e infraestrutura, afirma prefeito

Divulgação
Prefeito Juninho da Saúde destaca melhorias durante sua gestão e os motivos que os ipabenses têm para comemorar mais um aniversárioPrefeito Juninho da Saúde destaca melhorias durante sua gestão e os motivos que os ipabenses têm para comemorar mais um aniversário
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

O município de Ipaba celebra, neste domingo (27), seus 33 anos de emancipação política. Localizada no Colar Metropolitano do Vale do Aço, o nome da cidade tem origem no tupi “upaba”, que significa “terra de muita água”, o que se confirma nos recursos hídricos abundantes da região, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com uma população de 17.136 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, o município se destaca pela vocação para o turismo, os serviços e a agricultura, além de abrigar um dos principais complexos penitenciários de Minas Gerais, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho.

O prefeito Juninho da Saúde (Progressistas), em entrevista ao Diário do Aço, destaca que os moradores têm motivos para comemorar a data. “Ipaba está com muita saúde. Saúde financeira, saúde de paz, de harmonia, saúde política. A eleição passou e tudo já está normalizado. Não temos adversários políticos para ficar fazendo politicagem. E um dos avanços nossos no Ipaba é que nós conseguimos colocar o que nós planejamos nos últimos anos em prática”, destacou em entrevista exclusiva ao Diário do Aço. “Estamos finalizando a entrega de uma creche e três escolas. Conseguimos também recursos para fazer o calçamento do Novo Horizonte a qual nós terminamos agora a ligação da rede de esgoto. Tem várias obras em andamento, várias obras sendo licitadas”, continuou. Assista o vídeo na íntegra no fim da reportagem

Obras da orla da lagoa
Entre os projetos mais emblemáticos da atual gestão está a revitalização da orla da lagoa, localizada no Centro da cidade. “Assinei mais uma obra de R$ 400 mil do projeto via Caixa Econômica mais contrapartida. Nós estamos indo para a quarta etapa [de obras] na lagoa”, informou o prefeito.

Segundo Juninho, a lagoa passou por décadas de promessas políticas que não saíam do papel. Agora, as intervenções estão transformando o espaço em ponto de lazer e integração da comunidade. “A lagoa foi palco de muitas promessas políticas, as quais nós conseguimos fazer o sonho virar realidade. Nós dividimos elas em frações para a gente conseguir de fato realizar essas obras. A primeira parte foi uma praça onde já tem bares perto da lagoa, fica lotado quase todo final de semana. A gente vai inaugurar agora uma área de quadra de beach tênis, vai ter área de mesa de jogos. Hoje a lagoa está servindo para caminhadas, para o pessoal tomar sua cervejinha, para se reunir com a família e amigos, andar de bicicleta e esse próximo ponto que a gente vai fazer terá um palco e vamos fazer uma área de piquenique”, explicou.

Divulgação/Prefeitura de Ipaba
Trecho da orla da lagoa já revitalizadoTrecho da orla da lagoa já revitalizado

Além da lagoa, o prefeito também mencionou outro atrativo turístico: “A gente tem a Rota do Mutum, que também é um ponto turístico muito valorizado, que é dentro da área da Cenibra”.

Avanços na área da saúde
A saúde tem sido outro foco da gestão municipal, com destaque para a ampliação dos serviços ofertados à população. “Não desmerecendo os demais, que a nossa gestão não visa competir com as outras cidades, mas Ipaba, com 17.544 habitantes, possui hoje o médico 24 horas na unidade, segunda a segunda. Nós temos raio-x, ultrassom, eletrocardiograma. Nós temos um especialista que atende dentro de Ipaba”, ressaltou o governante.

O chefe do Executivo também informou que o município está concentrando esforços na execução de cirurgias eletivas em parcerias com hospitais de outras cidades e na criação de uma nova estrutura de atendimento. “E esse ano vamos dedicar as cirurgias eletivas em outras cidades para acabar de zerar a nossa fila que já está bem baixa e também nós vamos trabalhar no centro multidisciplinar, que vai atender crianças autistas e com TDAH. Toda a infraestrutura está sendo criada para atender idosos, crianças e pessoas com vulnerabilidade social”, garantiu

Projeto do distrito industrial
Outro marco destacado pela atual administração é o avanço no projeto do distrito industrial, uma demanda aguardada há décadas pela população. “Tem uma novidade muito boa que é o distrito industrial, nós já olhamos a questão da nova área, a permuta com a Cenibra para que esse [projeto] saia do papel de 30 anos e passe à realidade agora nos próximos meses. O projeto já estava pronto, só que a área foi invadida, essa área está em litígio e Ipaba não aguenta mais esperar esse litígio chegar à fase final. Conversamos com a Cenibra e com as empresas e a Cenibra autorizou a gente procurar uma outra área. Achamos essa outra área dentro do município, a qual a gente está na fase final do acordo para fazer essa transferência de local”, explicou.

A perspectiva é que, com a nova área, o distrito se torne realidade e atraia novos empreendimentos, fortalecendo a economia local e gerando empregos.



Leia também:
-Com atrações nacionais, Ipaba divulga programação para comemoração do 33º aniversário
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário