26 de abril, de 2025 | 08:55
Santana do Paraíso celebra 33 anos com obras e desenvolvimento, garante Morato
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoNa próxima segunda-feira (28), Santana do Paraíso celebra 33 anos de emancipação político-administrativa com motivos de sobra para comemorar. Localizado na Região Metropolitana do Vale do Aço, o município é o maior em extensão territorial da região, com mais de 276 km², sendo aproximadamente 11 km² de área urbana em constante expansão. Com uma população estimada em 44,8 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, a cidade apresenta taxa de crescimento populacional de 4,23% ao ano, impulsionada pelo dinamismo econômico e pela infraestrutura estratégica.
Considerado um ponto importante para o desenvolvimento regional, Santana do Paraíso abriga equipamentos essenciais, como o Distrito Industrial e o Aeroporto Regional do Vale do Aço, administrado pela Infraero. A posição geográfica privilegiada, aliada à malha rodoviária e ferroviária, transforma o município em um atrativo para empresas e novos empreendimentos. E é nesse contexto de crescimento que o prefeito Bruno Morato (Avante) destaca os avanços conquistados nos últimos anos.
No primeiro mandato nós enfrentamos graves turbulências. Todo mundo iniciou esse mandato anterior com pandemia, com uma arrecadação baixa, e Santana do Paraíso deu um testemunho para Minas Gerais e para o Brasil de como que é possível transformar as adversidades em motivação e vencer e reescrever uma história, que é a melhor história que existe é a história da própria cidade", afirmou Morato, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço. Assista na íntegra no fim da reportagem.
Obras estruturais espalhadas pela cidade
De acordo com o prefeito, o município vive um novo momento em sua história, com recordes de investimentos em áreas estratégicas e importantes obras de infraestrutura.
Nós podemos citar, por exemplo, mais que o dobro de investimentos na área da saúde, mais que o dobro em investimentos na área de educação. Nós atraímos para Santana do Paraíso mais que o dobro de empresas do que existiam antes da nossa gestão e nós investimos em mais de 50 ruas obras de drenagem, pavimentação, recuperação. Santana do Paraíso tornou-se um canteiro de obras, porque você acha obras desde o Achado, que está no extremo, até o Ipaba do Paraíso, que está em outro extremo”, ressaltou.
Novos espaços de lazer
A administração também tem priorizado a criação e revitalização de espaços públicos de lazer, buscando oferecer mais qualidade de vida à população.
Nós temos um programa de democratização de espaço de lazer, porque lazer é um direito do cidadão. No mandato passado, entregamos a Praça Central e também a Praça do Bom Pastor e, neste mandato, já começamos novas entregas. O Parque Linear, um dos mais bonitos do Brasil, e também vamos entregar em breve a praça do Residencial Bethânia e já preparamos para anunciar também, ainda este ano, o início das obras na praça do Residencial Paraíso, na Praça Matriz e na Praça do Jardim Vitória”, frisou.
Avanços na saúde
Outro ponto destacado pela gestão é o fortalecimento da atenção básica à saúde, com a inauguração de novas unidades.
Na saúde vamos entregar agora no primeiro semestre duas unidades novas de saúde Tipo 3, uma no bairro Cidade Nova, outra no Residencial Bethânia e vamos nos próximos dias dar uma importante ordem de serviço que é a UBS do bairro Águas Claras”.
Sem festa de aniversário, mas rodeio confirmado
Apesar do aniversário da cidade não contar com festas este mês, o calendário de eventos não foi cancelado totalmente. A decisão da prefeitura se deve aos impactos causados pela chuva do início do ano, que exigiu a realocação de recursos emergenciais.
Esse ano nós fomos surpreendidos pela maior chuva da história de Santana do Paraíso. Se for comparar com as outras cidades, Santana do Paraíso até teve uma estrutura muito robusta, que suportou muito bem esse volume de chuva. Cancelamos eventos de festividades até abril, porque pegamos esse recurso e colocamos onde ele mais precisa, que é para tirar as famílias das áreas de risco. Hoje são mais de 100 famílias recebendo o benefício mensal de R$ 700 para que elas possam morar em local seguro”, reafirmou Morato.
Mesmo diante das dificuldades, o prefeito confirmou a realização de eventos tradicionais no segundo semestre.
Agora em junho nós temos o Festival Gastronômico e em 25, 26 e 27 de julho, nós temos o Rodeio Internacional de Santana do Paraíso. Um evento com muita organização, com muita segurança, que você pode ir tranquilamente levar a sua família, porque o único risco que você vai correr lá é o risco de voltar no próximo ano e nós vamos estar te esperando”, finalizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]