26 de abril, de 2025 | 08:30

Movimento Pró-Vidas da BR-381 cria manifesto em favor da duplicação de lotes da rodovia

Arquivo DA
Autoridades serão mobilizadas para contribuir com o manifesto ?Máquinas na pista?Autoridades serão mobilizadas para contribuir com o manifesto ?Máquinas na pista?
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 criou o manifesto “Máquinas na pista” nos lotes 8A e 8B, que será destinado ao Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Serão mobilizadas prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais e municipais, Fiemg Regional Vale do Aço e Rio Doce, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Além de deputados federais, estaduais e senadores mineiros.

À reportagem do Diário do Aço, o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, falou sobre a duplicação dos dois lotes. Para o lote 8A, segundo o coordenador, a empresa contratada, como previsto em contrato, elaborou o projeto de traçado, que se encontra no Dnit para aprovação. “Assim, a empresa já pode colocar ‘máquinas na pista’, a partir daí”, garantiu.

Sobre o lote 8B, Clésio pontuou que o contrato ainda não foi assinado, e que há previsão para os próximos dias, podendo assim iniciar as obras. “Após a assinatura, a empresa terá seis meses de prazo para elaborar o projeto de traçado e entregar para aprovação do Dnit, a partir daí a empresa já pode colocar máquinas na pista também”, alegou.

Fazer valer o contrato
Ele também destacou que, em função disso, dentro da proposta de “fazer valer o contrato”, o movimento precisa agir junto ao Ministério de Transportes e ao Dnit para que os trabalhos de análise e aprovação dos projetos sejam analisados. “E para que assim tenhamos ‘máquinas na pista’ do lote 8A ainda em 2025 e do lote 8B no início de 2026, após o período de chuva”, acrescentou.

Ainda complementou que máquinas na pista é o serviço de terraplanagem, drenagem e asfaltamento, pintura, para fazer a duplicação. “E a obra de duplicação conta com trator, carregadeira, caminhão, esses diversos equipamentos para se fazer uma obra de construção”, finalizou.

Reassentamento
No início do mês de abril, o Diário do Aço publicou que o Movimento Pró-Vidas desenvolveu ações de acompanhamento dos reassentamentos das famílias às margens da rodovia, na saída de Belo Horizonte.

Conforme Clésio havia informado, o movimento manteve reuniões e contatos com diversos órgãos federais e da Justiça para verificar como andava a evolução dessa demanda.

O coordenador ainda tinha ressaltado que a previsão é que sejam reassentadas 1.700 famílias, sendo 1.600 famílias referente ao Lote 8B – Vila da Luz, Bom Destino, Amélia Moreira, Borges e Borba Gato, e 100 famílias ao Lote 8A – Vila Bom Destino, Ravena e ocupações em Santa Luzia.

“As famílias do Lote 8A já estão sendo cadastradas. As famílias do Lote 8B serão cadastradas em breve. Para definição das famílias a serem reassentadas do Lote 8B é necessário ter o traçado por onde a duplicação será feita”, informou à época da publicação.

Já publicado:
-1.700 famílias às margens da BR-381 serão reassentadas, afirma coordenador do Movimento Pró-Vidas
-Usuários poderão acompanhar em tempo real evolução das obras da BR-381
-Obras são retomadas na BR-381 após feriado de carnaval
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário