27 de abril, de 2025 | 14:33
Tromba d'água causa destruição em Timóteo e mobiliza equipes de atendimento
O município de Timóteo enfrentou na madrugada deste domingo (27) mais um episódio de destruição provocado por forte chuva, que fez o ribeirão Ana Moura transbordar e causou danos em vários pontos da cidade. A Defesa Civil confirmou que o fenômeno foi resultado de uma tromba dágua, divulgou a administração pública na tarde deste domingo.
Acionadas por volta das 3h, equipes da Defesa Civil, Departamento de Limpeza Urbana, Assistência Social, Secretarias de Saúde e Obras, voluntários e o prefeito Capitão Vitor atuaram nos bairros atingidos para prestar os primeiros auxílios às famílias afetadas. Aproximadamente 100 pessoas estão trabalhando diretamente na retirada de móveis destruídos, limpeza das casas e remoção do barro das ruas. Empresas como a Bemisa também enviaram caminhões e ferramentas para ajudar nos trabalhos.
Caminhões-pipa foram disponibilizados para abastecer as casas que ficaram sem água potável e para a limpeza dos imóveis e vias públicas.
Os bairros mais impactados foram Ana Moura, Novo Tempo, Alvorada e Timotinho, todos localizados às margens do córrego Ana Moura. No bairro Petrópolis e no córrego do Caçador, outras ocorrências também foram registradas, incluindo uma residência em risco de desabamento, cuja família já foi transferida para casa de parentes. Não houve registro de feridos.
Segundo o levantamento inicial, oito residências foram atingidas no bairro Petrópolis, 11 no córrego do Caçador e João XXIII, e 24 no bairro Alvorada.
A Defesa Civil orienta a população a evitar permanecer em áreas de risco e a procurar locais seguros ao menor sinal de perigo. A Secretaria de Saúde reforça que, em caso de contato com água de chuva ou enlameada, qualquer sintoma ou ferimento deve ser avaliado nas Unidades de Saúde, no Hospital e Maternidade Vital Brazil ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para auxiliar as famílias afetadas, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pede a doação de cestas básicas e materiais de limpeza, que devem ser entregues na Secretaria Municipal de Educação, na Alameda 31 de Outubro, antigo colégio Dom Bosco, no Centro Norte. No momento, não há necessidade de doações de roupas.
Quem perdeu documentos deve procurar o CRAS mais próximo a partir de segunda-feira (28).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Roberto
28 de abril, 2025 | 12:10Esta onde o dinheiro das indenizações da vale deveria ser usado, em limpeza e manutenção dos correios e leitos , a culpa nunca é só da natureza, muitas vezes é falta de cuidado! Então em vez de ficar querendo construir mais prédios da prefeitura para os secretariados ficarem em suas salnhas no ar condicionado, que compre mais caminhões e tratores etc, e faça a obrigação do serviço que é da prefeitura!”
Joao Alves
28 de abril, 2025 | 06:44Quem seria o responsável pela limpeza dos leitos? Tem algum funcionário ou equipe para isso? Desde janeiro eu não vi ninguém realizando tal operação!”