28 de abril, de 2025 | 15:27

Mais de 17 mil moradores da RMVA podem ter o título de eleitor cancelado

Bruna Lage/Arquivo DA
Motivo é a ausência de voto e justificativa nas três últimas eleições; regularização deve ser feita até 19 de maioMotivo é a ausência de voto e justificativa nas três últimas eleições; regularização deve ser feita até 19 de maio

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos turnos de votação devem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio. Em Minas Gerais, 504.820 pessoas estão nessa situação, o que equivale a 3,07% do eleitorado apto a votar (16.465.068).

Já na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 17.085 eleitores podem ter o documento cancelado. São 3.784 em Coronel Fabriciano; 9.516 em Ipatinga; 1.658 em Santana do Paraíso e 2.127 em Timóteo.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), quem não regularizar a situação até 19 de maio terá o título de eleitor cancelado e ficará sem quitação eleitoral. Vale lembrar que a quitação eleitoral é necessária para praticar alguns atos da vida civil, como solicitar documento de identidade, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o passaporte.

Regularização
Para saber se está com registro de ausência às três últimas votações e sujeito ao cancelamento do título, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral e escolher a opção Débito eleitoral. O sistema indicará as eleições com ausência de voto e justificativa.

Basta, então, pagar as multas para regularizar a situação. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, Pix ou cartão de crédito.

Eleitores de Minas Gerais também podem fazer a regularização presencialmente, em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor do estado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

A consulta sobre os débitos e possibilidade de cancelamento do título também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou ligando para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.

Eleitores que têm o e-Título instalado no celular receberão uma notificação sobre a possibilidade de cancelamento do título. Mas a Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário