06 de maio, de 2025 | 16:02
Marcos Vinicius se despede da AMM e faz alerta sobre os rumos do Brasil
Divulgação
Na abertura do Congresso Mineiro de Municípios, Marcos Vinicius afirmou que, a seguir o curso em que está hoje, o Brasil vai quebrar em 2027

Ex-prefeito de Coronel Fabriciano, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius Bizarro, afirmou nesta terça-feira (6), que, por causa de problemas financeiros, a União tem tentado repassar atribuições aos municípios.
Em entrevista à imprensa antes da abertura da edição deste ano do Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte, o dirigente afirmou que as contas do governo federal estão em bancarrota”.
Já está anunciado: em 2027, o nosso país vai quebrar. Vai quebrar. Então, isso aqui é que nem um abraço dos afogados. Ele (o país) está morrendo e está querendo encontrar alguém para afogar junto com ele. Quem o governo federal vai procurar para matar, tendo em vista que já está morto? Os municípios. Cada vez mais, vai tentar imputar mais responsabilidade aos municípios. É para isso que a associação tem de continuar forte e unida”, disse o dirigente, que também se despede do cargo.

Marcos Vinicius afirma que é preocupante a dívida pública nacional e afirmou que a arrecadação nacional não tem sido suficiente sequer para arcar com os custos da máquina pública.
Acompanhado pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, Marcos também falou sobre a reforma tributária, que vai mudar a lógica de arrecadação tributária das prefeituras.
O Imposto sobre Serviços (ISS), de ordem municipal, será incorporado ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados. Juntos, os tributos darão forma ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Marcos Vinicius lembrou que a caminhada rumo à reforma tributária será gradual. Na lógica do IBS, o volume de recursos a ser repassado às prefeituras levará em conta a arrecadação do ISS e do ICMS de 2019 a 2026.
Estamos em período de amadurecimento. Será uma transição de quase 50 anos”, apontou.
O congresso aberto nesta terça-feira, promovido pela AMM, vai até esta quarta-feira (7). O evento marcará também a transição de comando da entidade. Marcos Vinícius entrega o posto de presidente ao prefeito de Patos de Minas (Alto Paranaíba), Luís Eduardo Falcão (sem partido).

Tributos e arrecadação
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski alertou que o IBS vai gerar um tributo que pode garantir arrecadação anual de R$ 1 trilhão a estados e municípios.A gestão dos recursos ficará a cargo de um conselho superior com representantes dos entes federados.
A junção de ICMS e ISS fará com que bens sejam tributados onde as mercadorias são adquiridas, enquanto o imposto sobre serviços incidirá na localidade em que a atividade é prestada. A alteração pode beneficiar, sobremaneira, as pequenas cidades.
Estamos mudando da origem para o destino. O cartão de crédito que uso hoje em Belo Horizonte para pagar o hotel, hoje, o dinheiro vai para São Paulo. Agora, vai para onde está a maquininha, onde está o cidadão”, exemplificou Ziulkoski. (Com informações da AMM e CNM)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zé Lelé
07 de maio, 2025 | 14:46Aqui está cheio de economista formado na faculdade Google. Um bando de ignorantes.”
Izabel
07 de maio, 2025 | 12:55A coisa é bem mais séria do que estão imaginando.
O rombo do INSS e das associacoes como a AMBEC a qual infelizmente eu tambem sou uma das vitimas , já é um dos passos ao abismo.
E quem irá resolver este rombo e devolver o que ro$barato de nós sem atingir o bolso dos demais contribuintes?
Estamos caminhando para um buraco sem fundo. Será que o governo está mesmo preocupado em resolver a situação da devolução do dinheiro? Só sei que lá tem dedo familiar e laços de amizades.
Deus tenha misericórdia da nossa nação!”
Jose
07 de maio, 2025 | 10:47Observador de Canalhas, nem o próprio Lula confessando que em 2027 estaremos quebrados, vc ainda insiste em dizer que Guedes mentiu? apenas, errou a data exata. Não adianta adianta discutir com certas pessoas, que ela acaba roubando seu tempo. Já não basta os roubos em dinheiro.”
Eliza Soares de Melo
07 de maio, 2025 | 09:19Leio os comentários e fico impressionada com a falta de conhecimento do povo. Sobre a situação do Brasil pra 2027, quem divulgou essa notícia foi o próprio governo. MV está apenas replicando.
Outra coisa que essa galera aí não sabe, que o MV é de esquerda. Ele declarou isso à Vox.
Vamos nos atualizar galera.”
Sem Noção ... Brasil Subiu Muito no Idh
07 de maio, 2025 | 08:39No dia que saiu o Índice de desenvolvimento Humano com o Brasil com uma melhora surpreendente um desinformado ESPALHANDO FAKE NEWS.”
Marcos
07 de maio, 2025 | 08:13Para compartilhar essa notícia use o link: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0124296-marcos-vinicius-se-despede-da-amm-e-faz-alerta-sobre-os-rumos-do-brasil”
Saibro
07 de maio, 2025 | 08:03Este Plex prefeito que queria continuar presidindo uma associação de prefeitos é igual o governador de MG ,para falar caca.
O ídolo dele (o Inominável) quase quebrou os municípios e estados ao reduzir o ICMS ilegalmente na canetada.
Prefeito honesto nenhum faria campanha pro Coiso.
Lula pagou aos estados e município em 2023 todo o passivo que estava aberto. Lula está renegociando as dividas dos Estados, coisa que a dupla Guedes/Coiso não fez.
Lula está dando a correção do IRPF, coisa que o outro prometeu em campanha e não fez.
. Fabriciano teve a pior gestão da COVID no Vale do Aço, todos sabem.
É mesmo um falastrão sem escrúpulos”
Leitor
07 de maio, 2025 | 06:27Esse MV parece que torce contra o país, um boquirroto e a imprensa toda fica dando espaço para ele ainda. Tinha tudo para ser um político de ponta, adotar um discurso para reunificar o pais, mas em vez disso prefere embarcar no discurso apocaliptico da dita "direita". Enfim, um mané, incapacitado igual ao Zema, para ser um lider de expressão.”
Observador de Canalhas
07 de maio, 2025 | 06:24Essa turma não toma vergonha?? Notícia do Infomoney, tempos atrás: "O ministro da economia Paulo Guedes disse que para o Brasil virar uma Argentina bastam seis meses e para chegar a uma Venezuela apenas um ano e meio. Depois, confessou que exagerou um pouco, e que precisaria, na verdade, de uns três anos para virar Argentina e uns cinco ou seis anos para chegar à Venezuela. A "análise" de Guedes foi feita no programa 112 do Primocast, que está disponível no Spotify.”
Juninho Guilherme
07 de maio, 2025 | 01:04Parabéns meu amigo pelo excelente trabalho a frente da AMM,da CNM e da Prefeitura de Cel Fabriciano!
Com certeza estaremos juntos com Vc rumo a Câmara dos Deputados!
Que Deus o abençoe sempre!
Abraços”
Amadeu
06 de maio, 2025 | 21:12Boa noite.
Vou guardar essa reportagem e no próximo anos vou mandar pra esse ex de Fabri...se o Genocida estivesse no poder aí sim....iria roubar mais do que no seu mandato anterior ....aguenta que vamos fazer o L novamente.
Ok”
Rogério Souza
06 de maio, 2025 | 20:11Tradução do discurso Marcus Vinícius ? Buaaa, buaaaa, buaaa? o gado não para de chorar”
Paulo
06 de maio, 2025 | 19:44Esse ex-prefeito fanfarrão entende muito de economia. O Brasil tem uma reserva cambial de 346,4 bilhões de dólares, graças ao governo Lula. Reserva maior até que a dos EUA, que é de 234,1 bilhões. Não sou eu quem diz, isso é dado do próprio Fundo Monetário Nacional. Ou seja, essa conversa de papagaio que a direita fica repetindo, de que vamos virar Venezuela, sinto dizer que não vai acontecer, pra tristeza dos patriotas que torcem contra o Brasil.”
Rj
06 de maio, 2025 | 19:29Ô Brasil, quem quebrou o seu xará foram os ditadores militares, que venderam o país para garantir um tal milagre econômico, produzido às custas do endividamento externo e taxas de juros elevadas. Quanto ao Guedes, apesar de ser considerado um economista genial, fez muito pouco, pode ser porque o Minto é que determinava as decisões econômicas a serem tomadas.”
Brasil
06 de maio, 2025 | 16:10Ex ministro Guedes acertou na mosca. No último ano alertou: vão quebrar o Brasil. Dito e feito. Mas, tem gente que duvida. Ah tá. Para vc que não sabe ainda até Lula disse que em 2027 não terá recursos pra nada.”