08 de maio, de 2025 | 11:00
Empresa de Caratinga lança sistema de regularização fundiária
Divulgação
Ferramenta tecnológica desenvolvida pela Versa/Versaurb foi apresentada no Congresso Mineiro de Municípios

O 40º Congresso Mineiro de Municípios, ocorrido esta semana no pavilhão da Expominas, em Belo Horizonte, foi palco para o lançamento do programa Morar Legal”, ferramenta tecnológica desenvolvida pela empresa caratinguense Versa/Versaurb para gestão inteligente e integrada de todas as etapas da regularização fundiária urbana. O sistema foi apresentado a prefeitos, secretários municipais e vereadores de diversas cidades mineiras como uma plataforma que simplifica e dá agilidade ao processo.
O Morar Legal” já é utilizado por dezenas de municípios mineiros e capixabas, aliando eficiência tecnológica e requisitos jurídicos rigorosos. A apresentação do sistema aos participantes do congresso promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) foi feita pelos diretores da Versa Hebert Amaral (Executivo), Bruno Alcântara (Técnico) e Flávio Amaral (Financeiro). Mais que uma simples ferramenta de gestão, nossa plataforma é um ecossistema digital inovador, capaz de transformar processos complexos de regularização fundiária em ações rápidas, seguras e sustentáveis”, resumiu Hebert Amaral.
Entre os diversos agentes políticos que passaram pelos stands da Versa/Versaurb no primeiro dia do 40º Congresso Mineiro de Municípios estavam representantes de municípios que já utilizam o Morar Legal”, como Caratinga, e outros que ainda estão à procura de ferramentas e instrumentos legais para também fazer regularização fundiária. Com essa tecnologia, buscamos estruturar uma política pública permanente, com foco em desenvolvimento urbano, e regularizar mais de 11 mil lotes”, aprovou o chefe de Gabinete e presidente da Comissão Municipal de Regularização Fundiária de Caratinga, Pedro Henrique.
Protagonismo Entre os diferenciais do sistema destacados pelo diretor técnico da Versaurb, Bruno Alcântara, estão o cadastro automatizado de requerentes e matrículas imobiliárias, gerenciamento automático de todos os documentos, gerenciamento de notificações, registro simplificado e inclusão digital de imóveis e proprietários beneficiados. Trata-se um sistema de alta tecnologia que visa a dar protagonismo e autonomia para os municípios realizarem a regularização fundiária da forma melhor, mais assertiva e com agilidade”, explicou o diretor técnico. Além do ganho de tempo e da qualidade do trabalho, o programa favorece uma redução considerável de custos”, completa o diretor financeiro da Versa, Flávio Amaral.
São esses diferenciais do Morar Legal” que atraíram visitantes de vários municípios em busca de ferramentas para promover a regularização fundiária e dar segurança jurídica e dignidade a famílias que ocupam núcleos informais sem nenhuma garantia legal. Como o prefeito de Mar de Espanha, Welington Marcos Rodrigues, que, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento e Ação Social, Rayla Pimentel Barros, esteve nos stands da Versa/Versaurb para conhecer o Morar Legal” e o Versasocial, sistema de gestão dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Queremos inovar na gestão e melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo município”, afirmou o prefeito.
Quem também ficou impressionada” com a funcionalidade do Morar Legal” foi Ana Carolina Brito, da Prefeitura de Morada Nova, no Sul de Minas Gerais. O município já trabalha com regularização fundiária desde 2023 e, na sua avaliação, a plataforma desenvolvida pela Versa/Versaurb poderá dar mais celeridade e ampliar o número de núcleos habitacionais atendidos. É importante que os municípios possam contar com ferramentas de gestão e oferecer um atendimento de qualidade à população”, aprovou, fazendo coro com Thaís Soares, gerente do Regulariza Curvelo”, da cidade de mesmo nome, onde a Versaurb também atua com regularização fundiária. A tecnologia é fundamental para que os municípios melhorem, cada vez mais, as boas práticas de gestão”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]