19 de maio, de 2025 | 15:40

Vencedor do Oscar de melhor documentário tem exibição gratuita em Ipatinga

O filme “Sem Chão”, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2025, que mostra a resistência do povo palestino diante da destruição da comunidade em Masafer Yatta, na Cisjordânia, é a atração do Los Películas Cineclube que promove sessão gratuita, nesta terça-feira (20), às 19h30, na área interna do bar O Beco - rua Jacarandá, 413, bairro Horto, em Ipatinga. A exibição é seguida de um bate-papo com a plateia logo após o acender das luzes.

Reprodução
''Sem Chão'' será exibido às 19h30 pelo Los Películas Cineclube: resistência de um povo''Sem Chão'' será exibido às 19h30 pelo Los Películas Cineclube: resistência de um povo
Basel Adra, um jovem militante palestino, vem resistindo ao deslocamento forçado de seu povo pelos militares israelenses em Masafer Yatta, na Cisjordânia, desde que era criança. Ele registra em vídeo a destruição gradual de sua aldeia natal, onde soldados israelenses estão destruindo casas e despejando seus habitantes. Basel faz amizade com Yuval, um jornalista israelense que o ajuda em sua luta. Eles formam um vínculo inesperado, mas sua amizade é desafiada pela enorme lacuna entre suas condições de vida: Basel enfrenta opressão e violência constantes, enquanto Yuval desfruta de liberdade e segurança.

“O filme expressa o espírito de sumud - termo árabe que simboliza a resistência e a firmeza diante da opressão que todos os dias o povo da Palestina vem sofrendo. É um termo que diz da manutenção das tradições, da preservação da cultura da Palestina, da resistência à política de deslocamento e da luta por direitos básicos. Isso é sumud. O documentário vem para dar visibilidade a uma identidade cultural de um povo que está sendo apagada da humanidade. Ao dar visibilidade internacional à luta palestina, Sem Chão se consolida como um marco social e humanitário no cinema contemporâneo, principalmente nos dias atuais que estamos vendo o genocídio de crianças, mulheres e homens palestinos”, analisa Camila Mendonça, vice-presidente do Los Películas.

Reconhecimento internacional
Além da estatueta do Oscar, “Sem Chão” recebeu mais de 60 prêmios internacionais. O documentário feito por um coletivo palestino-israelense de quatro ativistas, estreantes como diretores, no que eles descrevem como um ato de resistência no caminho para a justiça durante o conflito em curso na região.

E cerca de 20 dias após a premiação do Oscar, Yuval Abraham, codiretor da obra, denunciou que um dos diretores do filme, Hamdan Ballal, sofreu um ataque de um grupo de colonos e soldados de Israel. O cineasta vencedor do Oscar foi violentado e, segundo os demais diretores do projeto, desapareceu após o ocorrido.
“Hamdan foi agredido e espancado, não assassinado”, escreveu. “Ele está ferido e detido em uma delegacia de polícia em um assentamento. Eles não deixaram seu advogado falar com ele ainda, então não sabemos mais”, registrou Yuval Abraham, que também dirigiu o documentário, no X (Twitter). Por fim, o diretor foi libertado, como informou o colega no dia 25 de março: “Depois de ficar algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família”.

SERVIÇO
Sessão Los Películas Cineclube
Filme: "Sem Chão" (No Other Land)

Dia: terça-feira ,20/5, às 19h30
Local:Bar O Beco (Rua Jacarandá 413, Horto), Ipatinga MG
Classificação indicativa: 14 anos
Palestina e Noruega, documentário, 2024, 95 min.
Direção: Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário