23 de maio, de 2025 | 16:29
Ipatinga inicia novo LIRAa na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (26), a administração de Ipatinga inicia o segundo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 uma estratégia essencial para identificar os bairros com maior risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. Ao todo, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses visitará aproximadamente 4.736 imóveis, distribuídos em diversas regiões da cidade, informou o governo.
O último levantamento, de janeiro, apontou um índice de infestação de 7,4%. O cenário exige atenção máxima, especialmente porque a maioria dos focos está localizada dentro de quintais e residências.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) reforça a importância da mobilização conjunta para conter a proliferação do mosquito. Estamos enfrentando um desafio de saúde pública que exige ação imediata e coordenada. A prefeitura tem atuado de forma intensa, mas o verdadeiro impacto vem quando cada cidadão assume sua responsabilidade no combate à dengue. Esse é um compromisso que salva vidas”, pontua o chefe do Executivo.
Realizado a cada trimestre, o LIRAa é uma pesquisa amostral que analisa a presença do mosquito Aedes aegypti em imóveis do município. Com base nesses dados, a Secretaria de Saúde consegue traçar um panorama real da infestação, priorizando as ações nos locais mais críticos e protegendo a população de possíveis surtos.
A aplicação de larvicidas, as vistorias e os bloqueios são feitos com base nesse diagnóstico. É um trabalho minucioso, que exige atenção e engajamento. Mas, acima de tudo, é uma ferramenta que salva vidas”, reforça o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]