06 de junho, de 2025 | 19:44
Administração de Ipatinga esclarece polêmica sobre base operacional de concessionária da BR-381
Concessionária poderá levar para outro municipio a base operacional, caso celeuma em torno de uso de área de servidão em Ipatinga não caminhe para o consenso
Divulgação
Obra iniciada nesta área urbana da BR-381 foi suspensa pela empresa concessionaria da BR-381, que necessita construir na região uma base operacional

A administração de Ipatinga divulgou nota no começo da noite desta sexta-feira (6), em que esclarece que a obra executada pela Concessionária Nova 381, voltada à instalação de uma base operacional, está situada em um trecho urbano da BR-381, rodovia sob jurisdição federal.
Por esse motivo, o município não possui competência legal para autorizar ou impedir intervenções na área, cabendo essa responsabilidade à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”, pontua a nota.
A obra chegou a ser iniciada, mas uma grande celeuma se criou em torno do assunto e, na terça-feira (3), a empresa suspendeu a intervenção, conforme noticiado pelo Diário do Aço. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e o Ministério Publico de Minas Gerais acompanharam o caso de perto.
Entretanto, o governo municipal informou que todas as tratativas relativas à obra foram feitas diretamente entre o município e a concessionária, em um ambiente de diálogo transparente e de cooperação institucional.
A área em questão, atualmente com a obra paralisada pela própria concessionária, vinha sendo preparada para abrigar uma estrutura que, segundo a administração municipal, traria impactos positivos para o município.
Desde o início, buscamos manter o diálogo aberto com a Nova 381 para viabilizar uma estrutura que pudesse contribuir para a organização dos serviços prestados na BR-381 e, ao mesmo tempo, gerar empregos e movimentar a economia local. É importante esclarecer que qualquer decisão sobre o futuro da área cabe exclusivamente aos órgãos federais responsáveis pela rodovia e à própria concessionária”, afirmou o secretário de Governo, Everton Campos.
Mais cedo, em um vídeo publicado em suas mídias sociais, o secretário havia alertado que, se a concessionária não instalar a base operacional em Ipatinga, o fará em outro município da região.
A administração municipal destaca que eventuais questionamentos sobre a recuperação da área são de responsabilidade da Concessionária Nova 381, cabendo ao DNIT a fiscalização e deliberação sobre quaisquer medidas corretivas.
Por fim, o governo municipal reforça que a instalação da base representaria um avanço importante para Ipatinga, com a geração de empregos diretos e indiretos e o fortalecimento da economia local por meio da circulação de renda no comércio da cidade”, conclui a nota.
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Pronto, Falei!
11 de junho, 2025 | 13:42Sentiu a má repercussão, né?
A grande verdade é que o prefeito bolsonarista prefere prejudicar a cidade e a população do que facilitar algo que venha do Governo Federal, fez isso com o "minha casa, minha vida", que na edição atual não contemplou Ipatinga pq o prefeito não enviou os documentos para fazer o convênio, prejudicando milhares de famílias em nome de seus delírios politiqueiros.
Agora com a empresa cogitando fazer suas instalações em outra cidade, e a população percebendo o prejuízo por pura politicagem do prefeito, ele recua.
Já pensou perder oportunidades de emprego, além de giro de capital, pq o prefeito está preocupado com uma obra vir de um adversário do bandido de estimação dele?”
Cleber Souza
11 de junho, 2025 | 09:32Ficam de boca aberta e a cidade de Ipatinga deixando de ser protagonista nesse ponto... lamentável.”
Angel
10 de junho, 2025 | 00:01O trânsito nas três cidades estão péssimos. BR misturada com trânsito das cidades, buraqueiras asfaltos do tempo do Chico Ferramenta, Ipatinga Geraldo Nascimento, em Timóteo. Coronel Fabriciano? O prefeito (se é que tem) está esperando as próximas chuvas prá acabar de desbarrancar a av. sanitária, cair o imóvel próximo e cair um mini viaduto da AV RUBENS SIQUEIRA MAIA, é prefeito parece um toco de tão parado com as buraqueiras dessa av. Uma mulher grávida precisar ir as pressas para o hospital Unimed vai parir no caminho de tantas buraqueiras e defeitos nas pistas. Carretas da Lenarge, Fertran e até bitrens tomaram conta das três cidades estacionam até em bairros. Fertran tomou uma área verde inclusive com nascentes, lotou de carretas a cidade de Ipatinga, um horror perto do shopping. O certo é construir alças para acessar a BR 381 em Timóteo e/ou ainda construir vias laterais para um trânsito mais seguro entre as três cidades e não ficar circulando entre bairros nas cidades, tampouco entrar na BR se não vou viajar. Enfim, é uma incompetência generalizada no quesito trânsito nas três cidades. Existe uma tal de Agência de Desenvolvimento que faz o quê? Não sei. Devem discutir abobrinhas porquê o Vale do Aço está atrasado 40 anos. Óoh inveja que tenho da China e os seus trens bala a 300km/h cidades lindíssimas e super bem planejadas. O povo assim trabalha melhor, estuda melhor e vive melhor.”
Cidadão
09 de junho, 2025 | 22:08A matéria meramente declaratória não explica qual seria a "celeuma". Mostrou só a posição do governo municipal.
Essa desculpa de que vai "trazer benefícios" é muito furada. Tem vários pontos onde seria possível construir sem precisar intervir em área protegida e onde o trânsito já é caótico.
Queria saber se os que tão defendendo a tal construção foram contra a saída do SAMU de Ipatinga ou se ficaram caladinhos na época. Isso trouxe impacto pro município”
Márcio Vinícius
09 de junho, 2025 | 21:47Ponto de apoio é sempre em locais distantes. Em caso de pane veicular tem um ponto de apoio para rebocar o veículo até a oficina mecânica. Agora, Ponto de apoio em local urbano é tudo que a concessionária quer. Nunca terá que resgatar ninguém. Esse papo de geração de empregos é tudo politicagem. Precisamos é melhorar o fluxo de veículos e torná-lo mais eficiente. A entrada de acesso ao bairro ferroviários já é um caos, imagine gerar mais veículos manobrando naquela região. Ideia muito ruim!”
Cérebro
09 de junho, 2025 | 20:11Se não administração de Ipatinga tivessem cérebros e vontade política para ajudar a população, neste local entre a estação ferroviária e o bairro ferroviários deveria haver um viaduto para desafogar o trânsito, eliminando aquele trágico retorno e os semáforos.”
João
09 de junho, 2025 | 12:02Prefeito burro. Não tem um engenheiro de tráfego pra relatar a merda que o trânsito daquele local já é? Ali precisa e de uma terceira via, não de um local de entrada e saída de veículos prejudicando ainda mais o trânsito. Porque não levaram isso pro 7 de outubro, aquele elefante branco, ou para o canteiro da curva do Iguaçu??? E só desgosto, nunca mais voto nesse menino ou no PL de Ipatinga, bando de incompetentes.”
Frederico
09 de junho, 2025 | 09:44O que realmente precisa neste local é a ampliação das faixas para um trânsito mais fluido, essa base pode muito bem ser construída no parque caravelas, onde vira e meche tem acidentes com mortes.”
Zenilson Silva
09 de junho, 2025 | 07:15Venham pra Coronel Fabriciano, aqui serão bem vindos e estarão praticamente no centro Vake do Aço”
? Complicado....
09 de junho, 2025 | 07:08Sempre reclamamos de falta de investimentos na cidade, mas quando isso ocorre não sabemos aproveitar. Não vamos perder apenas os empregos diretos e indiretos, também vamos perder na qualidade e tempo resposta nos atendimentos aos acidentados no trecho urbano da BR-381 que passa em Ipatinga.
Concordo com o comentário acima que destaca a perda do SAMU para GV. Agora vamos perder a base para outro município do Vale do Aço.
Temos que lembrar que os acidentes no trecho urbano serão atendidos pela concessionária Nova 381 e não mais pelo SAMU. Imaginem uma ambulância saindo de Santana do Paraíso para atender acidentados no horto.....
Mas o mais importante é o paisagismo...
É complicado....”
Sebastião Gomes da Silva
08 de junho, 2025 | 16:40Que bacana né! Pegar uma área harborizada, passar o trator e construir edificações desvirtuando o paisagismo local. Vá construir em outro local! Sugestão; acesso a Santana do Paraíso que hoje já é um ponto que precisa ser melhorado. Vai resolver 2 problemas de uma só vez. Tem mais: e aquela rodoviária prevista para o outro lado da pista em frente a estação ferroviária? Quando é que vai sair?”
France
08 de junho, 2025 | 11:52Nunca vi base operacional dentro da cidade.
E outra, nunca que vem investimentos pra Fabriciano. Alô prefeito?”
Augusto dos Anjos
08 de junho, 2025 | 09:43Resposta flavio Barony, perfeito sua opinião, lúcida e dispensa explicação, agora Santana do Paraíso, está precisando fazer TRINCHEIRA para acesso parque caravelas, alô DNIT, chama NOVA381, e faz uma PPP, resolve dois problemas com uma solução .”
Flávio Barony
08 de junho, 2025 | 01:08Pelo que li até o momento as bases de apoio serão distribuídas de forma equidistantes para atender os trechos da rodovia o mais rápido possível diante de um sinistro. Logo, é o famoso blefe dizer que vai levar a base para GV. Vale lembrar que tal base é para atender sinistros de um determinado segmento da rodovia, e não os sinistros apenas do trecho caótico da 381 em Ipatinga. Se esta área não atende, certamente há outras no território de Ipatinga ou Santana do Paraíso. Ademais, pelo que já li aqui no Diário do Aço e que foi alertado pelo Codema, o que está em jogo não é meia dúzia de árvores ou um jardim, mas sim, um sistema de drenagem que se comprometido pode causar um caos em vários pontos da via. Logo, tal obra deve ser revista sob ótica do comprometimento da infraestrutura, e não apenas sob o aspecto ambiental.”
Jurandi
07 de junho, 2025 | 21:14O local escolhido não é o mais apropriado para a construção desse tipo de base, o ideal seria a construção de uma extensão da faixa de desaceleração para quem pretende acessar o bairro Ideal e a duplicação da alça de acesso, com mais uma faixa, neste mesmo local. Seria uma obra de pouco impacto mas de extrema relevância para o trânsito da nossa cidade que necessita muito de uma atenção maior.”
Soter Augusto de Oliveira Netto
07 de junho, 2025 | 20:55No local onde a concessionária quer levantar um prédio e aumentar a movimentação de entra e sai de carros, deveria ser construída uma alça de acesso ao bairro Ferroviários e a todos os bairros depois dele.
Hoje, há um estrangulamento em função da travessia da BR para o outro lado da cidade e também acesso ao COR. A sociedade civil organizada já deveria ter exigido a construção dessa alça de acesso há décadas. Acho que vão esperar acontecer uma tragédia primeiro para acordarem para o problema.
Em horários de pico, carros ficam parados na faixa de velocidade da BR esperando o sinal da travessia ser aberto. Com uma faixa a mais, à esquerda da via, onde estão querendo levantar o tal prédio, esse perigo seria eliminado.”
Verdade Seja Dita
07 de junho, 2025 | 20:55Em resposta ao "Falo Mesmo", foi essa administração mesmo que entregou a administração do SAMU de Ipatinga para GV. Em um domingo, dia de jogo da seleção brasileira na copa do mundo, na surdina, aprovaram um projeto de lei que entregava o SAMU para GV na justificativa de melhorias no serviço e na promessa de até um Helicóptero para nossa cidade, alguém viu isso? Não né.”
Sebastiao
07 de junho, 2025 | 20:45Sou contra, a pista da rodovia BR 381 do município é pequena, ali uma área exuberante, com sua principal funcionalidade reter água chuva, espaço pedestres acessar estação ferroviária, poluição visual, tem tantas faixas disponíveis, retorno Horto, saída Veneza perto motéis, tudo área DNIT, por que não utiliza.”
Santiago
07 de junho, 2025 | 19:49Até quando vamos expulsar os investimentos que chegam a nossa cidade, além do mais aquela área não traz benefícios nenhum pra cidade da forma que hoje está,com a base operacional ali,com certeza haverá retentores de velocidade pra evitar o tanto de acidentes graves e fatais que têm ocorrido naquele trecho até o shopping,sou completamente a favor da base ali.”
Luiz Carlos
07 de junho, 2025 | 19:47Uma perda para a cidade.
Estes lacradores só servem para atrasar o progresso.
Alguma cidade vizinha é que vai ganhar com isto.”
Luiz
07 de junho, 2025 | 10:07Base operacional em área urbana com toda infraestrutura? Escolheram um local péssimo.
Esse tipo de serviço deveria ficar em trechos não urbanos da estrada. Me parece uma medida para economizar na contratação de pessoal e reduzir custos.”
Tallis
07 de junho, 2025 | 09:56Gente vcs preocupando com base de apoio que é bom para a população e vcs querendo tirar nossa o povo viu em vez de preocupar com os pessoal da maman e da praça caratinga no centro roubando as pessoas agora já era ia ter ambulância guincho pessoas treinadas para isso e tudo de graça e vcs querendo tirar por causa de uma bobeira agora que gv vai ser cidade boa tem que preocupar e com os noiados da mamain e do centro”
Ze Povinho
07 de junho, 2025 | 09:42Se o DNIT é responsável em determinar local da instalação da base, por que não combina com o prefeito de Santana do Paraíso, e ajuda a fazer um belo projeto de acesso ao bairro Parque Caravelas, com acesso através de trincheira para atravessar a rodovia, e aproveita e libera para fazer uma base elevada para concessionária, seria uma ótima parceria publico-privada, tão em voga, pelo menos o recurso do órgão seria gasto em obras que atendem o cidadão.”
Burocrata de Brasília
07 de junho, 2025 | 08:22Só pode ser um Burocrata de Brasília que só conhece Ipatinga de ouvi falar, pra liberar uma obra justamente ali, palco de tantas lutas e do massacre de trabalhadores, lugar muito tráfego, principalmente, o Histórico da área, funciona como PISCINAO em tempo de chuva, retendo água, evitar inundação pista, vade de retro.”
Antônio
07 de junho, 2025 | 08:09Ontem teve um acidente em frente seria a base, ficou o trânsito caótico por horas
A base no local ajudaria a diminuir o tempo de deslocamento nesse açougue que se tornou o trecho urbano de Ipatinga”
Advanil
07 de junho, 2025 | 07:54Quem defende base naquele lugar, não anda de carro ou nunca passou por ali , mesmo sem horário de pico, percebe tráfego intenso e o movimento de pessoas atravessando a rodovia, existe tanto ponto morto na rodovia que podem ser explorado, por que logo ali???
A quem interessa uma base ali????”
Amadeu
07 de junho, 2025 | 06:38#Que pressão está fazendo que vai levar pra Gv, tem outros locais onde pode fazer a base. Essa Nova 381 quer local onde não iria gastar nada e sim destruí o que está plantado há vários anos. #”
Bruno
07 de junho, 2025 | 05:39Acho engraçado, a administração municipal veta uma obra dessa na beirasa da avenida onde é plantada algumas arvores e grama mas cogita liberar uma área de preservação ambiental no bairro horto para um mega empresário contruir um condomínio e acabar com a mata em questão , será por que heim.?”
Alessandro
07 de junho, 2025 | 03:40Se a área não é adequada que contemple outro município. Assim como a área de preservação do bairro Horto não cedeu a especulação imobiliária/econômica, pois, ambas tem importância no aspecto ambiental, paisagística e urbana.”
Pinguim do Nada
06 de junho, 2025 | 23:46Tá difícil em Ipatinga, um mimimimi danada, uma rodovia que só gera despesa pelos acidentes, e na a hora de instalar uma base, em cima da grama, esta reclamação, vai lá na praça Caratinga, é só andarilho, e a população vizinha sofrendo, mas um canteiro de obra, onde ficará trabalhadores, esta reclamação,me polpe viu”
Roberto
06 de junho, 2025 | 23:09Emprego direto ?. Emprego tem na cidade não precisa da concessionaria , precisa é de investimento na Br q passa dentro da cidade, placas e fiscalização .”
B2@
06 de junho, 2025 | 22:42Tem idiota para tudo. Vá para Valadolares e deixe o verde onde está. Tchau!”
Wellington Garcia Otoni de Menezes
06 de junho, 2025 | 21:18Mas é óbvio que vai gerar polêmica! Como que a concessionária inicia uma obra em área pública, sem ter autorização de alguém competente? E em seguida desiste. Provavelmente não houve um acordo bem elaborado e planejamento mal feito. Tem a área na chegada de Ipatinga, próxima ao Horto, sentido BH, por exemplo. O governo deu a concessão, a prefeitura cede o local correto e pronto. Não pode ser tão difícil. Ipatinga vai complicar uma obra tão importante pra sociedade???”
Gildázio Garcia Vitor
06 de junho, 2025 | 20:16Quantos empregos diretos uma base destas pode gerar? Acredito que uns dez ou pouco mais por turno de 8h mais os folgadores, devendo chegar no máximo a 50 trabalhadores. Realmente, é significativo! Mas a beleza paisagística e, especialmente, o meio ambiente precisam ser levado em conta.”
Falo Mesmo
06 de junho, 2025 | 20:08Aí, bando de boca aberta, fiquem esperando levar para GV. Já está tudo lá mesmo, base aérea regional, samu regional, bombeiros regional, tudo indo pra Valadólares e os ipatinguenses preocupados com grama em área de servidão de rodovia. Parabens.”