
17 de junho, de 2025 | 14:48
Solenidade da 12ª RPM em Ipatinga marca os 250 anos da PMMG
Na manhã desta terça-feira (17), o Comando da 12ª Região da Polícia Militar promoveu, na sede do 14º Batalhão em Ipatinga, a solenidade comemorativa alusiva aos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, cuja data oficial foi celebrada em 9 de junho. O evento reuniu autoridades civis e militares, representantes de instituições parceiras, imprensa e convidados, marcando um momento solene de reconhecimento à trajetória da Corporação, fundada em 1775.
Com o tema "Polícia Militar de Minas Gerais: A força do povo mineiro. Presença que protege", a cerimônia teve início com a apresentação da tropa formada e execução do Hino Nacional. Em um dos momentos mais simbólicos, foi prestada continência ao veterano mais antigo presente, em homenagem a todos os militares da reserva que contribuíram para a história da PMMG.
Durante a solenidade, foram concedidas honrarias. Entre elas, a Medalha "Dever Cumprido", destinada a veteranos com 30 anos de serviço ativo e outros 30 como inativos; a Medalha "Alferes Tiradentes", maior comenda da Instituição, concedida a civis e militares por relevantes serviços prestados; e a Medalha de Mérito Profissional, destinada a reconhecer ações de bravura, desempenho exemplar e conduta funcional destacados. Também foram entregues as Medalhas de Mérito Militar nos graus Ouro, Prata e Bronze a policiais que se destacaram por seus bons e leais serviços ao longo da carreira.
Além das comendas, foram outorgados diplomas de "Colaborador Benemérito da PMMG" a personalidades e entidades que, em parceria com a Polícia Militar, promovem a paz social e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Na mesma ocasião, militares e servidores civis da 12ª RPM foram agraciados como Destaques Profissionais do primeiro semestre de 2025, em diversas modalidades, como operacional, administrativa, pedagógica e motorista-padrão.
Guarda de Honra
A solenidade também contou com desfile da Guarda de Honra, formada por militares do Estado-Maior da 12ª RPM, 14º e 58º Batalhões. Em seguida, houve o desfile a pé e motorizado, com viaturas temáticas representando programas institucionais como Patrulha de Proteção à Mulher, Patrulha Rural, PROERD, Defesa Civil, Polícia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, além da presença das mascotes "PM Amigo Legal" e "PM Amiga Legal".Um momento de reconhecimento
Durante entrevista, o comandante da 12ª Região, Coronel Márcio Roberto de Sousa, reforçou que a solenidade é, acima de tudo, um momento de valorização dos que constroem a história da Polícia Militar."Além de comemorarmos os 250 anos, reconhecemos as pessoas que cooperam com a Instituição e contribuem com um trabalho de qualidade para toda a comunidade", afirmou.
Ao comentar sobre a longevidade da PMMG, o comandante destacou a ligação profunda com o povo mineiro. "A Polícia Militar é a força do povo mineiro, a presença que protege. Nossa história está intimamente ligada à história de Minas e do Brasil", declarou. Para ele, essa conexão é um dos principais fatores do sucesso e da continuidade da Instituição ao longo de tantas gerações.
O coronel também destacou que a Polícia Militar tem acompanhado as transformações sociais e tecnológicas. "A modernização é constante, não apenas em equipamentos, mas também em nossos procedimentos operacionais e na forma de lidar com as novas demandas da sociedade", explicou.
A aproximação com a comunidade também foi destacada como elemento fundamental para o fortalecimento da segurança pública. Segundo o comandante, "temos buscado sempre desenvolver ações junto à população, pois sabemos que isso faz toda a diferença". Ele citou como exemplo o investimento em programas de policiamento comunitário e a criação de canais de diálogo com a sociedade.
Diversidade territorial
Sobre a realidade da 12ª RPM, que abrange 97 municípios com perfis distintos, o coronel ressaltou a diversidade do território e o preparo do efetivo. "Temos desde áreas rurais até grandes polos industriais e de mineração. Nosso pessoal está constantemente se aprimorando para atender com eficiência cada contexto", pontuou.A valorização do material humano também foi enfatizada como prioridade. "Nosso carro-chefe é o policial militar. A Instituição é feita de pessoas, assim como a sociedade que servimos", destacou. O comandante ressaltou ainda que, embora o número de homenageados seja limitado, o reconhecimento se estende a todos que, com comprometimento e dedicação, constroem diariamente o trabalho da PM.
Por fim, o oficial deixou uma mensagem à comunidade da região: "Que confiem sempre na Polícia Militar. Estejam próximos, interajam conosco. Queremos continuar sendo essa força que protege, presentes em todos os lugares, lado a lado com a população".
Sargento é um dos homenageados com medalha Grau Ouro
Durante a solenidade em comemoração aos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, o sargento Luciano Conrado foi um dos homenageados da noite. Com 30 anos de dedicação à corporação, ele recebeu a medalha Militar Grau Ouro, honraria concedida a militares que completam três décadas de serviço prestado à sociedade mineira.
Em entrevista ao Diário do Aço no evento, o sargento compartilhou a emoção de viver esse momento tão simbólico para sua trajetória. Ao longo da nossa carreira, nós tivemos o privilégio de receber a medalha Grau Bronze, com 10 anos de serviço prestado. Após 20 anos, tivemos também o privilégio de receber a medalha Grau Prata. E hoje, a gente está fechando aí com 30 anos de serviço. A gente já fez 30 anos de serviço prestado. E hoje a gente tem esse privilégio de receber do comando a medalha Militar Grau Ouro, que é a última medalha, tão importante quanto às outras”, destacou.
Com visível emoção, o militar falou sobre a satisfação em servir à PMMG. Eu sou muito feliz, feliz na carreira, graças a Deus. A gente procurou trabalhar, fazer o melhor, dar o melhor da gente para a sociedade. E é um reconhecimento. Um reconhecimento de 30 anos de serviço prestado à Polícia Militar de Minas Gerais. Eu tenho orgulho de pertencer a essa instituição.”
Ao relembrar sua trajetória, Conrado contou sobre os primeiros passos na corporação e a evolução da carreira: Passa um filme quando se lembra que tem 30 anos de carreira. A gente, olhando o pátio do 14º Batalhão, se recorda dos primeiros anos de carreira ainda como soldado e toda aquela expectativa pela frente. A gente pensava, naquela época, em trilhar uma carreira bacana, fazer o melhor, mas sinceramente não esperava chegar a receber todas essas medalhas, chegar a esse nível que Deus nos proporcionou.”
Além da medalha Grau Ouro, o sargento havia sido homenageado recentemente com a medalha comemorativa dos 50 anos do 14º Batalhão. É muito gratificante fazer parte da história do 14º Batalhão e fechar com chave de ouro hoje. Eu fico muito agradecido ao comando, aos oficiais que acreditam no trabalho da gente e nos proporcionam ainda estar na ativa, podendo contribuir com a sociedade de Ipatinga, fazendo frente ao guardião do Vale do Aço.”
O sargento Luciano Conrado também fez questão de lembrar o legado familiar que carrega com orgulho. Filho do cabo Divino Conrado, já falecido, ele reconhece a influência do pai na escolha da carreira. Meu pai trabalhou em Santana do Paraíso, muito conhecido entre os militares mais antigos. A gente carrega esse legado da família. Meu pai trilhou uma carreira brilhante, também foi homenageado com medalhas e com o troféu Capitão Pedro. E eu sou feliz por estar aqui, vivendo esse momento, recebendo a medalha Grau Ouro”, finalizou o militar.

Divulgação 12ª RPM


Divulgação 12ª RPM


Divulgação 12ª RPM


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jota Jota
17 de junho, 2025 | 17:06PARABENS À PMMG - ESPELHO LÍMPEDO, DE QUE TODO CIDADÃO(Ã), DEVERIA SER.”