25 de junho, de 2025 | 08:32

Hospital de Santana do Paraíso aguarda captação de recursos, afirma Bruno Morato

Construção de hospital 100% SUS para o Vale do Aço foi discutida no Ministério da Saúde em Brasília

Reprodução
Projeto de um novo hospital público no Vale do Aço e terreno para a construção em Santana do Paraíso já estão asseguradosProjeto de um novo hospital público no Vale do Aço e terreno para a construção em Santana do Paraíso já estão assegurados

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), fez um anúncio em seu perfil numa mídia social, na noite de terça-feira (24). Conforme o chefe do Executivo paraisense, que esteve em audiência no Ministério da Saúde, em Brasília, o projeto para a construção do Hospital-Dia do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço (Consaúde) está pronto e aguarda captação de recursos, o que poderá ser viabilizado em tratativas junto ao governo federal.

“O Vale do Aço vive uma crise de saúde e tem sido cada vez mais difícil para as prefeituras de toda a região contratarem médicos especialistas, bem como disponibilizar cirurgias. Por isso, as cidades todos os dias embarcam passageiros para 200, 300, muitas vezes até mais quilômetros de distância, causando sofrimentos desnecessários para o paciente e também elevando o custo da operação, além dos riscos”, afirma o prefeito.

Reprodução de vídeo
A construção do Hospital Metropolitano 100% SUS foi discutida em Brasília esta semana A construção do Hospital Metropolitano 100% SUS foi discutida em Brasília esta semana

Tratativas
Para resolver a situação, aponta Morato, a administração municipal de Santana do Paraíso, alinhada com o Consaúde e prefeitos da região, tem somado esforços. “E por isso, há cerca de dois anos, fizemos a doação de uma área de 3 mil metros quadrados para a construção de um hospital do Consaúde. Essa área fica próxima ao trevo do Parque Veneza, bem perto da BR-381, com bastante acessibilidade para as outras cidades. O Consaúde, consórcio da região, hoje já contempla 24 cidades”, destaca. Quando concluído o projeto e o hospital for inaugurado, mais de 600 mil pessoas de todo o Vale do Aço poderão ser contempladas.

Audiência
Morato explicou ao Diário do Aço que esteve em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que tem encampado a luta pela liberação desse recurso. “O nosso pleito é que o governo federal faça o aporte desse recurso de R$ 20 milhões para beneficiar não só essas cidades, mas outras que poderão também depois aderir ao Consaúde, para que a gente possa, o mais rápido possível, tirar essa obra do papel. Havendo o aporte de recurso, é só licitar a obra e começar. O ministro Alexandre Padilha se comprometeu a viabilizar, junto com o ministro Alexandre Silveira, mas ainda não é possível falar em uma data”, salienta.

Por fim, Bruno Morato pontua que as tratativas estão avançadas. “Nós estamos muito perto da construção desse hospital, porque está havendo uma grande articulação política para que a gente possa trazer a saúde para perto das pessoas, que é o que tem que acontecer aqui no Vale do Aço”, conclui o prefeito.

Hospital-Dia
Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde pública, o regime de Hospital-Dia é a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas.

De acordo com o projeto, o hospital terá estrutura para ofertar serviços de diagnóstico por imagem, exames, consultas com mais de 20 especialidades médicas, fazer pequenos procedimentos cirúrgicos e, ainda, disponibilizar espaço adequado para o funcionamento de um centro de terapias, visando atendimento às especialidades de maior necessidade dos municípios.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Opa

25 de junho, 2025 | 17:36

“Santana do Paraíso tá num embalo só.”

Jota

25 de junho, 2025 | 16:41

“Caro Sr. Vini
Alguém aqui, reclamou da possível contrução do hospital? O Sr. Leu, por exemplo: "ah que chato. Mais um hospital" ou "nossa! Não aguento mais hospital sendo construído". Não né?
O que foi, até agora, comentado aqui é que está mais para utopia. Que é preciso consistência. Que até sair de verdade, muita grana irá para o bolso de políticos.
Não observei reclamações. Sim, constatações.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de junho, 2025 | 16:27

“Venho, mais uma vez, neste Portal Diário do Aço, parabenizar o Excelentíssimo Sr. Prefeito, Dr. Bruno Morato que, apesar de ser oposição ao Presidente Lula, tem tido importantes conquistas para o município de Santana do Paraíso e para toda a RMVA junto ao governo
federal.
"Brasil: sem união, mas com reconstrução".”

Vini

25 de junho, 2025 | 14:10

“O povo que reclama, se diz que tem intenção de construir hospital o povo reclama, se deixa de construir o povo reclama, por isso o país ta indo buraco abaixo por causa da grande maioria que reclama e nunca teve coragem de faazer um nada pra ajudar.”

Jota

25 de junho, 2025 | 10:42

“O citado hospital não é DE Santana do Paraíso. Será um hospital regional EM Santana do Paraíso.
O grande problema será tirar o projeto do papel.
Provavelmente, em alguns anos irão iniciar as obras. Será paralisada. O dinheiro gasto será perdido. Depois, próximo a alguma eleição, as obras recomeçam. E por aí vai, comendo nosso dinheiro e ganhando votos... É sempre assim. Ver Teófilo Otoni e Valadares.”

Dema R

25 de junho, 2025 | 10:41

“Isso aí tá igual ao projeto da educação, solta na imprensa um projeto que não tem dinheiro para executar. QUEM NÃO TEM DINHEIRO, CONTA HISTORA......”

Antonio

25 de junho, 2025 | 10:17

“Os deputados e senadores estão querendo aumentar o número de parlamentares, aumentar as despesas, então tem dinheiro sobrando lá em Brasília, transfere para a saúde ao invés de aumentar as mordomias dos parlamentares.”

Jaime

25 de junho, 2025 | 09:45

“Santana do paraiso ja passou da hora de ter hospital a unica cidade vizinha que nao tem hospital. Mas este hospital invisivel que so mostra o projeto vai ser muito palanque de politicos .”

Ipatinguense.

25 de junho, 2025 | 08:46

“Nos, de Ipatinga, já podemos ficar com inveja de Santana do Paraíso ou está cedo ainda para se arrepender de escolha que fazemos aqui em Ipatinga?”

Envie seu Comentário