
29 de junho, de 2025 | 10:22
''PrefeitAÇO do Povo'': campanha eleitoral de Gustavo Nunes ganha destaque nacional
A campanha PrefeitAÇO do Povo”, que garantiu a reeleição do prefeito Gustavo Nunes (PL) em Ipatinga, foi reconhecida nacionalmente no COMPOL BRASIL 2025, congresso de comunicação política do país. O case ipatinguense foi selecionado entre as 30 melhores campanhas eleitorais do Brasil, competindo com mais de 500 campanhas inscritas, sendo a única do Leste de Minas a receber essa honraria, informou a assessoria de comunicação do prefeito.
O reconhecimento foi anunciado em Florianópolis (SC), durante a 5ª edição do Summit Cidades, realizado entre os dias 24 e 26 de junho. Considerado o maior encontro municipalista da América Latina, o evento reuniu mais de 12 mil participantes, com mais de 660 atrações, além de três grandes eventos paralelos: o COMPOL (Congresso de Comunicação Política e Institucional), o LicitaCIN e a Feira de Negócios para municípios.
Ipatinga marcou presença em dois momentos distintos: como exemplo de sucesso em marketing eleitoral e também como representação técnica e institucional, com o marqueteiro David Barroso (secretário de Comunicação da Prefeitura de Ipatinga), criador e coordenador da campanha, e a secretária adjunta de Comunicação, Jane Figueiredo, imersos em debates sobre inovação, gestão pública e comunicação eficiente.
Diante de uma eleição com oito candidaturas e um cenário de forte instabilidade política, a missão da campanha não era apenas conquistar votos, mas reconstruir confiança, gerar identificação popular e mobilizar emocionalmente o eleitorado.
Ipatinga não é só uma cidade, é o coração do Vale do Aço. A campanha nasceu para refletir essa identidade. Mostramos que Gustavo é um prefeito de ação, que entrega resultado, e isso se traduziu em votos”, destaca David Barroso.
A estratégia combinou linguagem emocional, criatividade gráfica, presença digital estratégica e um jingle marcante, que viralizou nas ruas e mídias sociais. A produção foi 100% local, reunindo talentos como a jornalista Jane Figueiredo, o designer Bruno Macedo, o atual chefe de gabinete, Léo Werneck e outros do Vale do Aço.
Mesmo sem nunca ter visitado Ipatinga ou conhecer o prefeito Gustavo Nunes, o publicitário e estrategista Emerson Saraiva - criador do perfil Eleja-se, uma das maiores autoridades em marketing político do país - destacou o case entre os que mais o impactaram no COMPOL 2025.
A campanha do PrefeitAÇO do Povo foi extremamente criativa. Uniu humor e narrativa, transformando um conceito simples em algo simbólico e poderoso.”
Segundo Emerson, a campanha conseguiu passar tudo o que ele precisava entender sobre o prefeito e a cidade apenas pela comunicação apresentada, sem qualquer contato prévio com a realidade local.
A ideia de usar PrefeitAÇO como centro da comunicação - muito maior do que um nome - mostrou a força de um mandato real. Apesar da pouca idade, Gustavo fez um excelente governo, e a população reconheceu isso. A alusão ao Vale do Aço foi uma sacada genial, que conectou a mensagem com a identidade da cidade. Até as crianças se envolveram com a campanha, o que gerou empatia familiar e votos espontâneos.” afirmou Saraiva.
Me sinto honrado com esse reconhecimento nacional. Depois de um período de instabilidade, tínhamos que mostrar que a confiança do povo valeu a pena. A campanha ajudou a prestar contas com verdade, leveza e criatividade. Mais do que ser reeleito, ela reafirmou que Ipatinga está no caminho certo”, afirmou o prefeito Gustavo Nunes, reeleito com 52.282 votos.
Além da premiação no COMPOL, a comitiva de Ipatinga participou ativamente da programação do Summit Cidades 2025, evento que reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e lideranças nacionais em uma grande imersão sobre o futuro das cidades brasileiras.
Divulgação
David Barroso e Jane Figueiredo no Summit Cidades

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
29 de junho, 2025 | 13:27Verdadeiro "estelionato eleitoral". Mas o povo, inclusive vários colegas, Profissionais da Educação, gostam, não especificamente dele, mas de qualquer um que seja antipetista, antiLula e/ou antiesquerda. Infelizmente, até os Professores de Ciências Humanas.”