01 de julho, de 2025 | 08:55
Infraero projeta queda no número passageiros no Aeroporto Regional nas férias de julho
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA Infraero divulgou nesta segunda-feira (30/6) a estimativa de movimentação nos aeroportos sob sua administração, incluindo o Aeroporto Regional do Vale do Aço. Conforme a empresa pública federal brasileira, o aeroporto em Santana do Paraíso deve receber 12,8 mil passageiros em 216 voos, se estabelecendo como o terceiro mais movimentado da rede.
Porém, quando comparado ao mesmo período do ano passado, há uma queda de 16% no número de passageiros, visto que em 2024 foram 15.232 pessoas passaram pelo terminal. Quando comparado o número de voos, espera-se que haja uma queda de 26%, visto que no ano passado houve 292 aeronaves decolando e aterrissando na pista.
O que pode ajudar a explicar a queda, além do alto valor da passagem, é a descontinuidade da operação da Voepass, que mantinha dois voos diários (ida e volta) entre o Vale do Aço e Congonhas, em São Paulo.
Com isso, apenas a empresa Azul, com conexões entre a região e Belo Horizonte, mantém voos regulares no aeroporto.
Já no Aeroporto de Governador Valadares são aguardados 9,6 mil passageiros em 162 voos, consolidando o aeródromo como o quarto mais movimentado sob administração da Infraero.
Demais aeroportos
Ao todo, os nove aeroportos da Rede Infraero com voos regulares devem receber 694,7 mil passageiros durante as férias de julho, no período de 4/7 a 4/8. Estão programados 5.947 voos no período, entre pousos e decolagens. A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas.
No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, são esperados 638 mil passageiros em 5.163 voos. Já para o Aeroporto de Passo Fundo (RS), o segundo mais movimentado, a estimativa é de um fluxo de 22,9 mil pessoas em 154 voos programados.
Viaje tranquilo
A Infraero recomenda que os passageiros cheguem aos aeroportos, que operam voos domésticos, com antecedência mínima de 1h30.
Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária para manter os níveis de conforto e a segurança dos usuários dos aeroportos. O atendimento e as orientações aos viajantes contam com os amarelinhos” da Infraero. Funcionários de colete amarelo com a frase Posso Ajudar/May I Help You?” estarão prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais”, ressalta a Infraero.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]