07 de julho, de 2025 | 15:30

Minas pode passar a comemorar o Dia do Heavy Metal

Clarissa Barçante/Arquivo ALMG
O Dia do Heavy Metal de Minas pode ser celebrado em 1º de novembroO Dia do Heavy Metal de Minas pode ser celebrado em 1º de novembro
Com o objetivo de debater o projeto de lei (PL) 3,388/25, do deputado Professor Cleiton (PV), que institui o Dia do Heavy Metal de Minas Gerais, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa realiza reunião/ nesta terça-feira (8), às 9h30, em Belo Horizonte. A proposição prevê que as atividades culturais e educativas de promoção e valorização desse gênero serão realizadas no mês de novembro, que passará a ter o reconhecimento oficial como o Mês do Heavy Metal de Minas Gerais.
Se o projeto, já enviado às Comissões de Constituição e Justiça e de Cultura para emissão de parecer, virar lei, o Dia Estadual do Heavy Metal será celebrado anualmente em 1º de novembro. O projeto destaca que a data oficial busca valorizar e incentivar esse importante estilo musical que já se incorporou na cultura mineira, com grande influência em níveis nacional e internacional.

Capital BH é berço
Segundo justificativa do autor, a proposta busca promover a cultura do heavy metal no estado, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social para Minas, em especial para Belo Horizonte, que se consolidou como um polo do gênero na América Latina e no mundo. A capital mineira é reconhecida como berço do heavy metal brasileiro desde a década de 1980, quando surgiram bandas pioneiras e influentes como Sepultura, Overdose e Sarcófago, além de outras que vieram depois. O dia 1º de novembro foi escolhido por ser a data de lançamento de Morbid Visions, primeiro álbum do Sepultura, um dos primeiros discos de death metal e black metal do mundo, em 1986.

O lançamento ocorreu na loja e gravadora Cogumelo Discos e Fitas, em Belo Horizonte, um marco que consolidou a cidade como um centro do metal extremo no cenário global. O álbum não apenas colocou a banda no mapa do metal mundial, mas também ajudou a definir o som e a identidade do estilo no Brasil, influenciando bandas e fãs ao redor do planeta.

A criação do Dia e do Mês do Heavy Metal atrairia eventos culturais, shows, exposições, palestras e workshops que celebrem esse gênero e sua história, assim como turistas do Brasil e do mundo, impactando positivamente a economia local. “O heavy metal é mais que um gênero musical; é uma expressão cultural que reúne milhares de fãs e artistas em torno de valores como liberdade, resistência e criatividade; a data é uma forma de homenagear essa cultura e seus protagonistas, além de incentivar novas gerações a conhecerem e preservarem esse legado”, justifica o professor Cleiton. Para o deputado, a proposta também reconhece o papel das bandas mineiras na construção de uma cena musical única e influente, que colocou o Brasil no mapa global do heavy metal. (Com informações da assessoria de imprensa da ALMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário