08 de julho, de 2025 | 07:30
Trinta e cinco escolas estaduais na região oferecem cursos técnicos gratuitos
Matheus Valadares
Na escola Maurílio Albanese Novaes haverá os cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Estudantes de 34 escolas estaduais distribuídas em 12 municípios da região Caratinga, Dom Cavati, Ipaba, Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Santana do Paraíso e Timóteo oferecem vagas em cursos técnicos gratuitos, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Podem se inscrever estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional. Em todo o estado, a oferta contempla mais de 50 opções de cursos, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento regional. No Vale do Aço, os cursos disponíveis são Informática, Agronegócio, Tradução e Interpretação de Libras, Agente Comunitário de Saúde, Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Eletrotécnica, Administração, Química, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Agente Comunitário, Energia Renovável e Automação Industrial.
Além das formações concomitantes e subsequentes ao ensino médio, a rede estadual também disponibiliza cursos integrados por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), que alia a formação geral à técnica desde o início da trajetória escolar.
Ao todo, são mais de 13 mil vagas abertas para o segundo semestre de 2025, distribuídas em 322 escolas de 230 municípios mineiros.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas, conforme as orientações da SEE/MG. Quando o número de interessados ultrapassa o total de vagas, é promovido sorteio público. Os cursos são presenciais, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.
A lista das escolas que oferecem educação profissional e cursos pode ser consultada no site da Secretaria de Educação. Em caso de dúvidas, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
A ampliação da oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais reflete o nosso compromisso em garantir aos jovens mineiros oportunidades reais de formação profissional, contribuindo para o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho. É também uma forma de reduzir desigualdades no acesso à educação profissional, alcançando estudantes de diferentes regiões do estado”, destaca a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Carla Torres Dias.
Saiba quais escolas da região estão com vagas abertas
Caratinga: Deputado Agenor Ludgero Alves, José Augusto Ferreira e Professor Joaquim Nunes
Dom Cavati: Professora Ilma de Lana
Ipaba: Manoel Machado Franco e Emília Cabral Mota
Antônio Dias: Professor Letro
Belo Oriente: Presidente Tancredo Neves e João Hemétrio de Menezes Coronel Fabriciano: Alberto Giovannini, Professora Celina Machado, Raulino Cotta Pacheco, Rotildino Avelino, Tancredo de Almeida Neves e Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu
Ipatinga: Manoel Izídio, Professora Maria Antonieta, Maurílio Albanese Novaes, Engenheiro Amaro Lanari, Dona Caetana América Menezes, Geraldo Gomes Ribeiro, Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa, Selim José de Salles e Nilza Luzia de Souza Butta
Jaguaraçu: Professora Sebastiana de Almeida e Silva
Joanésia: Professor Antônio Marciano
Marliéria: Liberato de Castro e Horto Belém
Santana do Paraíso: Albertino Ferreira Drumond e Antônio Luiz
Timóteo: Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, João Cotta de Figueiredo Barcelos e Professora Haydée de Souza Abreu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]