09 de julho, de 2025 | 08:00

Cinegrafista Wilson Fumaça é atacado por cães de rua na Praça Caratinga

Isabelly Quintão
O cinegrafista Wilson Ribeiro, o Fumaça, foi a vítima do ataque dos animais O cinegrafista Wilson Ribeiro, o Fumaça, foi a vítima do ataque dos animais

O cinegrafista Wilson Ribeiro, o Fumaça, morador do bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, foi atacado por seis cães sem raça definida na Praça Caratinga. Fumaça precisou ir até a Unidade Básica De Saúde (UBS) do bairro e foi encaminhado para a UPA do Canaã, onde tomou vacina antirrábica. Ele se recupera bem da mordida que levou, mas ainda se recorda do ataque que enfrentou.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a vítima contou que ia para o trabalho quando sofreu o ataque na manhã de sexta-feira (4/7). “Os cachorros andam juntos e vieram na minha direção. Eram de pessoas em situação de rua. Eu já os tinha visto antes no mesmo local. Já morderam outras pessoas. Mais de um animal avançou e eu levei uma mordida, fiquei uns três minutos tentando me defender deles, com o coração acelerado”, afirmou o cinegrafista.
Fumaça relatou que não recebeu ajuda em nenhum momento e teve que ir por conta própria para a UBS. “Eu tomei duas injeções no mesmo dia, e agora tenho que tomar mais duas”, finalizou.

Outros casos
A redação do Diário do Aço já recebeu reclamações de outros moradores em função de ataque de cães de rua. Um dos casos ocorreu recentemente no Parque Ipanema, quando uma mulher, ao passear com o seu cão de pequeno porte, foi atacada por dois dos cães que perambulam pelo parque, abandonados por lá. Socorrida por terceiros, os cães de médio porte foram afugentados com pauladas.

Isabelly Quintão
O ataque ocorreu na Praça Caratinga, em Ipatinga, local marcado pela concentração de pessoas em situação de rua O ataque ocorreu na Praça Caratinga, em Ipatinga, local marcado pela concentração de pessoas em situação de rua

Outro caso ocorreu na rua Cristalina, no bairro Veneza II, relata um morador do bairro Parque das Águas. “Na esquina com a rua rio Tapajós, onde passo todos os dias a caminho de casa sempre tem alguns cães de rua, que estão lá abandonados, mas alimentados por moradores vizinhos. Um certo dia, do nada um cão que se parece com um poodle abandonado começou a latir. Outros dois maiores que estavam próximos iniciaram o ataque instantaneamente. Escapei por pouco. Eu liguei para o setor da prefeitura, mas o fato é que eles estão lá até hoje e já atacaram outras pessoas”, detalha o morador, que pediu para não ser identificado.

O que diz a administração municipal


Em nota enviada por meio da Assessoria de Comunicação, o Centro de Controle de Zoonoses, informou que já tem conhecimento da presença de animais sob a tutela de pessoas em situação de rua na Praça Caratinga. “A equipe técnica esteve no local e identificou que os cães pertencem majoritariamente a uma pessoa em situação de rua, sendo seis animais no total”.

O governo detalhou ainda que, dos seis cães, quatro já são castrados, vacinados contra a raiva e imunizados com a vacina V8, resultado de ações contínuas da administração municipal, em parceria com instituições de ensino superior (por meio de projetos de extensão) e organizações da sociedade civil de proteção animal. “Os dois cães restantes foram recentemente abandonados no local (há menos de um mês) e ainda não possuem idade adequada para o procedimento de castração”, diz a nota enviada pela assessoria.

Cães de rua


A administração acrescentou também que o município segue o protocolo de manejo ético preconizado pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Lei Estadual nº 21.970/2016, que assegura o direito de qualquer cidadão de fornecer água e alimento a animais em situação de rua. “Nos próximos dias, a equipe do setor de Zoonoses retornará ao local para reforço da vacinação antirrábica e da V8, realização de novos exames de leishmaniose visceral canina e aplicação de coleiras repelentes que ajudam na prevenção contra pulgas, carrapatos e o mosquito transmissor da leishmaniose”, afirmou.

Para finalizar a nota, o governo lamentou o ocorrido e reforçou que atua na “investigação, acompanhamento e orientação quanto aos cuidados médicos e profiláticos, como a vacinação antirrábica humana”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fernanda

09 de julho, 2025 | 18:07

“? Administração Municipal,

É revoltante ver a forma como foi tratada a situação noticiada, onde supostamente seis cães teriam atacado um homem. A única ?solução? apresentada até agora foi informar que quatro cachorros já foram vacinados, como se isso resolvesse o problema real.

Enquanto a cidade enfrenta um aumento visível de cães soltos pelas ruas, colocando em risco moradores, crianças e idosos, a preocupação da gestão parece ser apenas vacinar os animais ? e não resolver de fato a situação com responsabilidade, planejamento e respeito à vida.

E ainda citam que os animais pertencem a um morador de rua, como se isso diminuísse a responsabilidade do poder público. É preciso deixar claro: o abandono e a superpopulação de cães nas ruas são fruto da omissão do município.”

Interessante

09 de julho, 2025 | 17:43

“Como reclamar , se nós moradores desta cidade estamos contribuindo pra isto? Conheço morador desta cidade que que tem tantos gatos, que ele não sabe o número certo. Acho que é 15, ou 20 e por aí vai.”

Célia Leandra

09 de julho, 2025 | 17:36

“Morador de rua não está cuidando nem dele direito e ainda inventa de arrumar cachorros. Afss”

Dentista

09 de julho, 2025 | 17:02

“Meu amigo fumaça esses cachorros devem está com muita fome.Tem que vacinar o cachorro Brincadeira Fumaça,boa recuperação para você. Um abraço!”

B2@

09 de julho, 2025 | 16:59

“O comentário do Aroldo criticando o ódio e fazendo a mesma coisa. Parce ser doido.”

Ipatinguense

09 de julho, 2025 | 14:06

“Cavalos magrelos vagando perigosamente pela avenida Manaain. Praças tomadas por gatos que deixam cheiro forte de fezes e urinas (tem uma praça no Cariru nesta situação). Cachorros no Parque Ipanema e por toda parte. Esses animais precisam ser sacrificados pelo bem da comunidade. São focos de doenças transmissíveis, causam acidentes no trânsito, sujam os lugares... sem contar casos de ataques como o reportado. O poder público não tem que ficar estocando esses animais. Eles precisam ser recolhidos e eliminados da mesma forma como se trata a limpeza urbana.”

Roberto

09 de julho, 2025 | 13:48

“Então q dizer que a única coisa que a prefeitura fez é falar que os cães tão cadastrados além de lamentar? Q cara de pau e demostração de q não tão nem aí pra população de Ipatinga. Já não basta os noias que tomaram as praças da família de bem agora vem os caos deles, parece piada, mas talvez agora a população aprenda a votar em Ipatinga. Estamos vendo o pouco caso da maioria dos políticos de Ipatinga com os eleitores. Próxima eleição trocar qse todos.pior q tá impossível”

B2@

09 de julho, 2025 | 13:47

“Sou a favor da eutanásia para
Cães. Os que são soltos para defecarem nas calçadas e tem dono, também. Os animais são vetores para várias doenças.”

Aroldo

09 de julho, 2025 | 12:33

“Ipatinga tem sempre esses comentários de ódio e tal, Ipatinga merece tudo que tem, os roubos, a violência e por aí vai, por esse perfil de população, que tudo é resolvido na eutanásia, tudo é culpa da prefeitura e etc, cada povo tem o que merece”

Sai Cachorro.

09 de julho, 2025 | 11:10

“Me parece omissão do poder público. A prefeitura alega que os cães são castrados e vacinados e apenas lamenta o ataque? Então é isto? Não tomará nenhuma medida adicional? Tá liberado para os cães atacarem os transeuntes? Depois alguém resolve "fazer justiça com as próprias mãos", aí aparece um monte de defensores dos animais. Pena que hoje em dia ninguém se preocupa com o próximo. Se um cachorro me atacar ou a meus familiares, pode ter certeza que vou tomar providências para que o fato não se repita. De repente lhes oferecendo um banquete, com um "tempero" especial.”

Clayser Stepheson Neiva Francisco

09 de julho, 2025 | 09:27

“A verdade é que em nenhum dos municípios do Vale do Aço possui local para alocar esses animais de rua. Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso não tem canil municipal. Outro dia o Bombeiro capturou um cão e ficou um tempo aguardando uma pessoa que trabalha na ONG animal para ficar com esse cão, pois não tinham para onde levar. Podiam fazer uma reportagem cobrando dos gestores um canil e o por que nas cidades não tem um. Hoje foi nosso querido Fumaça, amanhã uma outra pessoa. E nada será feito pelo poder público?”

Cachorro Lazarento

09 de julho, 2025 | 08:57

“Castra, vacina, mas volta com eles pra rua. Tem que sumir com esses bichos, arrumar quem cuide e leve pra casa ou eutanásia neles. Ipatinga já não basta a quantidade de nóias enchendo o saco, agora tem cachorro tb. Ontem um avançou em mim no Bom Jardim.”

Gildázio Garcia Vitor

09 de julho, 2025 | 08:51

“Era só o que faltava: "Cães em situação de rua"-isto nem é um eufemismo- atacando transeuntes.”

Pit Bull Solto Com os Criadores na Rua e Sem Fucinheira.

09 de julho, 2025 | 08:46

“Constantine tenho observado donos passeando com cães da raça Pitbull sem fucinheira e as vezes até mesmo soltos ao lado do criador. Calçadão do Veneza 2 e 1 bairro Cidade nova e parque Cidade Nova são locais onde sempre tem cães de raça agressiva na rua. Polícia militar e Guarda municipal deviam fazer uma campanha para evitar a ataques . Não adianta comoção depois que o pior acontece.”

Viewer

09 de julho, 2025 | 08:42

“Morador residencial que alimenta cães de rua deveria ser responsabilizado caso o cão ataque algum pessoa.”

Envie seu Comentário