
10 de julho, de 2025 | 12:14
Segunda etapa da operação de recolhimento de veículos abandonados em vias públicas é deflagrada em Ipatinga
Divulgação
Ação integrada contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Municipal, agentes de trânsito e fiscais de postura

A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga desenvolveu esta semana a segunda etapa da operação de recolhimento de veículos abandonados e carcaças de automóveis em vias e áreas públicas da cidade. A informação foi divulgada pelo governo municipal nesta quinta-feira (10).
Coordenada pela Sescon, a ação deflagrada quarta-feira (9) contou com o apoio do 12º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais e mobilizou agentes de trânsito, fiscais de posturas e a Polícia Municipal. A operação percorreu diversos bairros, como Esperança, Iguaçu, Vila Celeste, Jardim Panorama e Limoeiro, resultando na remoção de 17 veículos que se encontravam em situação de abandono.
Todos os automóveis recolhidos foram encaminhados ao pátio da Polícia Civil. Os proprietários têm o prazo de cinco dias para apresentar defesa e regularizar a situação. Caso não haja manifestação dentro do prazo legal, os veículos serão considerados abandonados em definitivo e poderão ser leiloados pela autoridade de trânsito.
Divulgação
A população pode ajudar a identificar veículos abandonados por meio do aplicativo Fala Ipatinga ou entrando em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone (31) 3829-8156

Esse trabalho tem um impacto direto na segurança, na mobilidade e na saúde pública. Veículos abandonados, além de ocuparem espaço indevidamente, podem se tornar focos de criminalidade e até criadouros de vetores de doenças. É dever do poder público agir, e contamos com o apoio da população para isso”, destacou o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Warley Silva.
Legislação e prazos
Segundo as Leis Municipais nº 2.796/2010 e nº 3.021/2019, um veículo é considerado abandonado quando permanece estacionado no mesmo local por mais de 30 dias consecutivos. Após notificação, o proprietário é responsável pelos custos de remoção e estadia no pátio. Caso não regularize a situação em até 90 dias, o veículo poderá ser leiloado, conforme o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estipula o prazo de 60 dias para manifestação antes da venda em leilão.Como denunciar carcaças abandonadas
A população pode ajudar a identificar veículos abandonados por meio do aplicativo Fala Ipatinga ou entrando em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone (31) 3829-8156. A administração municipal reforça que a participação da comunidade é fundamental para manter a cidade limpa, organizada e segura.Blitz no bairro Canaã
Também nesta quarta-feira, agentes de trânsito do município de Ipatinga atuaram em conjunto com a Polícia Militar em uma blitz preventiva realizada na avenida Gerasa, no bairro Canaã.A ação teve como objetivo intensificar a fiscalização e promover mais segurança no trânsito da região. Durante a abordagem, foram removidos veículos com irregularidades, aplicadas autuações e realizados testes de alcoolemia, além de vistorias em transporte escolar e serviços de moto frete.
Divulgação
Agentes de trânsito de Ipatinga atuaram em conjunto com a PMMG em uma blitz preventiva na avenida Gerasa

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Carlos Andrade Santos
10 de julho, 2025 | 12:25OLA TEM UMA VIATURA DA POLICIA CIVIL PARADA AO LADO DA DELEGACIA ATRAPALHANDO AVISÃO DO MOTORISTA QUE SAI DA RUA VARGINHA COM VALENTIM PASCOAL TEM COMO PEDIR PARA ESTACIONAR DO OUTRO LADO DA RUA , É UMA VAM CARRO MUITO GRANDE TEM MAIS DE 20 DIAS .”