DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

10 de julho, de 2025 | 14:22

Ipatinga dá continuidade ao combate ao Aedes aegypti com mapeamento aéreo e ações focalizadas

Divulgação
Drone da equipe de Vigilância em Saúde sobrevoa mais áreas da cidadeDrone da equipe de Vigilância em Saúde sobrevoa mais áreas da cidade

Após operação com drone no bairro Bom Jardim, a equipe de endemias da Prefeitura de Ipatinga dá continuidade às ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti. O trabalho é feito com base nos dados do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRAa), ressalta o governo.

Nesta quinta-feira (10), o drone da equipe de Vigilância em Saúde sobrevoou os bairros Canaã, Canaãzinho e Alto do Boa Vista — áreas indicadas como prioritárias pelo LIRAa. O objetivo é mapear pontos críticos de difícil acesso, como lajes com acúmulo de água, calhas entupidas, caixas d’água abertas e terrenos baldios.

“Essas ações são planejadas com base em evidências técnicas. O uso do drone tem nos ajudado a localizar criadouros que seriam invisíveis para as equipes de solo. Agora, com os dados em mãos, conseguimos voltar aos pontos exatos e fazer o tratamento com mais precisão”, destacou Vanessa Andrade, gerente da Seção de Controle de Zoonoses.

Bairros mais infestados
A abordagem com drone começou pelo bairro Bom Jardim, um dos mais populosos de Ipatinga, e já mostrou resultados positivos. A operação integra uma estratégia inovadora adotada pelo município para enfrentar o avanço da dengue de forma mais inteligente e tecnológica.

Além do apoio da tecnologia, a administração municipal reforça que o sucesso no combate ao mosquito também depende da colaboração da população. A experiência de Ipatinga está alinhada à proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que estuda ampliar o uso de drones como política pública estadual no combate ao Aedes aegypti.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário