EXPO USIPA 2025 - 728X90

11 de julho, de 2025 | 08:30

Negociações sobre reassentamento das famílias à margem da BR-381 devem começar ainda este mês

Reprodução
O foco do movimento é agilizar obras nos lotes 8A (Caeté/Ravena) e 8B (Ravena/Belo Horizonte)O foco do movimento é agilizar obras nos lotes 8A (Caeté/Ravena) e 8B (Ravena/Belo Horizonte)

A comissão Pró-Reassentamentos da BR-381 se reuniu nesta semana na sede de reuniões do Sicoob Credimepi, em João Monlevade. Todos os participantes da reunião falaram sobre a proposta de acordo da ação civil pública, referente à necessidade de reassentamentos das pessoas às margens da rodovia.

Segundo o Movimento Pró-Vidas, foi possível conhecer o contrato da empresa Construtora CLC com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e verificar como foi o processo de reassentamentos feito em 2017, que durou sete anos. E, assim, verificar as ações e o que pode ser feito para não haver risco de ocorrer novamente a demora para finalizar o reassentamento. A remoção de famílias em área invadidas é considerada determinante para a duplicação de dois trechos da BR-381, entre Caeté e Belo Horizonte, sob responsabilidade da união.

Representantes do movimento também se reuniram com o objetivo de agendar um novo encontro com o juiz federal Cláudio Pina e o procurador Leandro Muniz, para se inteirarem da evolução das negociações.

Frentes de ações
Segundo o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, agora será viabilizado junto ao governo federal, a bancada mineira na Câmara e no Senado recursos da ordem de R$ 650 milhões a serem inseridos no orçamento do Dnit em 2028. O foco é a execução das obras nos lotes 8A (Caeté/Ravena) e 8B (Ravena/Belo Horizonte).

Os integrantes do movimento também acompanharão e apoiarão ações para agilizar o processo de reassentamento das famílias residentes às margens da BR-381. Além disso, acompanharão junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o cumprimento dos prazos na execução das obras e serviços da concessionária da rodovia.

Reassentamentos
Clésio também informou ao jornal que Cláudio Pina responsável - pela condução do processo que trata do reassentamento - afirmou que nos próximos dias terão início as rodadas de negociações presenciais e virtuais com as partes e todos os interessados para apresentação de sugestões. “Sempre visando o aprimoramento da minuta e consolidação do acordo judicial. Pedimos ao Dnit que nos passe a razão pela qual o reassentamento de 2017 demorou muito tempo”, acrescentou.

Já publicado:
Ministro dos Transportes afirma que obras em um dos lotes da BR-381 começam este ano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário