PREF IPATINGA IPTU 2025

15 de julho, de 2025 | 10:55

Operação recolhe estruturas que ocupavam vias públicas no bairro Bom Retiro

Administração municipal anuncia projeto de revitalização das calçadas no bairro e afirma que espaços poderão ser utilizados pelo comércio local

Reprodução
Equipes com mais de 150 homens, máquinas e com o apoio policial removeram estruturas que ainda estavam em área pública no Bom Retiro Equipes com mais de 150 homens, máquinas e com o apoio policial removeram estruturas que ainda estavam em área pública no Bom Retiro

Na manhã desta terça-feira, dia 15 de julho, a administração municipal de Ipatinga iniciou uma operação para a remoção de estruturas instaladas de forma irregular em vias públicas do bairro Bom Retiro.

A ação ocorre após o encerramento do prazo de 40 dias, dado para que moradores e comerciantes ((52 notificações)) desobstruíssem as vias públicas. Conforme o governo, o prazo foi flexibilizado com a concessão de mais alguns dias para que os proprietários retirassem estruturas de forma voluntária das áreas públicas.

De fato, nas semanas anteriores 38 comerciantes removeram materiais que tinham instalado nas calçadas, mas ainda assim muita coisa ficou para trás, dos outros 14 que ainda não haviam feito a remoção.

Conforme o governo municipal, a operação desta terça-feira mobilizou cerca de 150 profissionais e maquinário (pás carregadeiras e caminhões) e está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Municipal e Agentes de Trânsito, além de Fiscais de Posturas do município.
Reprodução
Responsáveis pelas estruturas nas calçadas tiveram mais de 40 dias para desobstruir as vias públicas Responsáveis pelas estruturas nas calçadas tiveram mais de 40 dias para desobstruir as vias públicas

Por que as calçadas do Bom Retiro estão sendo desobstruídas?

Todo o trabalho de hoje no Bom Retiro é resultado de uma ação do Ministério Público Estadual, para que as áreas públicas de uso comum deixassem de ser usadas pelas empresas privadas, principalmente bares e restaurantes, que ao longo dos anos ocuparam calçadas do bairro Bom Retiro.

Outras áreas públicas invadidas por particulares na cidade são alvo de ação do Ministério Público desde o ano de 2016, conforme já noticiado pelo Diário do Aço. No bairro Jardim Panorama, por exemplo, um imóvel que tinha sido invadido e transformado em galpão comercial teve reintegração de posse do município em 2019.

Uma das primeiras desocupações de grande visibilidade já tinha ocorrido, em 2019, com a desobstrução da calçada da avenida Roberto Burle Marx, à margem do Parque Ipanema, quando mais de 20 barracas improvisadas foram removidas.

Novo projeto de revitalização

Em nota, o governo municipal informou que a medida atende a um acordo judicial firmado com o Ministério Público estadual e faz parte de um projeto de revitalização que vai reorganizar o espaço urbano, preservar áreas verdes e valorizar o comércio local.

"Com o novo projeto, bares e restaurantes poderão continuar utilizando parte do espaço, de forma legal e organizada. A região vai ganhar um passeio mais amplo, paisagismo, nova faixa verde e calçada exclusiva para pedestres. Tudo dentro de um padrão moderno, seguro e acessível", conclui a nota divulgada pelo governo.




Reprodução
Desde 2016 o Ministério Público de Minas Gerais move na Justiça ação para que áreas públicas invadidas sejam desobstruidasDesde 2016 o Ministério Público de Minas Gerais move na Justiça ação para que áreas públicas invadidas sejam desobstruidas


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alessandro

15 de julho, 2025 | 21:05

“Bom Retiro nunca mais será o mesmo. Tem bairro que nasceu para ser boêmio, espaço de cultura, entretenimento, happy hour, esse estava sendo o Bom Retiro. Mas enfim, o Bom Retiro agora virou alvo da especulação das construtoras, o bairro agora terá enorme crescimento vertical e precisará cada vez mais de áreas públicas e livres para a mobilidade urbana. Eu prefiro o Bom Retiro da forma como estava, com a vida boêmia e sem o crescimento vertical que vai sufocar e poluir ainda mais os moradores. Portanto, pra quem conhece o município, as construtoras ganharam novamente e fizeram essa ação juntos com a PMI e MPMG, e assim, a corda arrebentou do lado mais fraco.”

Eu

15 de julho, 2025 | 20:27

“E quando tbm vão tomar providências no veneza 1 na rua campinas onde 2 bares ali tomaram contas das calçadas e metade da rua e cercam com cones onde ninguém pode estacionar, quando houver um atropelamento sério ali ou até morte aí eles agem e fora a baderna e barulho pro moradores, a fiscalização e lei têm que ser pra todos!!!”

José Carlos

15 de julho, 2025 | 19:11

“No bairro Parque das Águas tem invasão de áreas públicas. Inclusive, estão degradando e cortando árvores frutíferas na rua Rio Paraibuna. Já foi denunciado à PMI, que nada fez. A lei não vale para todos? Alô MPMG, dê uma olhada nissso.”

Shesheu

15 de julho, 2025 | 16:18

“Que o tratamento seja igual para todos os bairros!
Todos nós pagamos IPTU.
O Iguaçu, Cidade Nobre e Canaã é uma vergonha!
As praças e as vias públicas viraram ponto comercial sem pagamento de impostos e sem Alvará. Fora os comerciantes que se acham donos das vias, demarcando com cones as vagas de estacionamento que já são poucas.”

Stanley Alves Campos

15 de julho, 2025 | 16:17

“No Bom Retiro tem muito eleitor do PT, deve ser por isso que o Prefeito acionou o "phodaçy" para os moradores.”

Gildázio Garcia Vitor

15 de julho, 2025 | 16:07

“Sr. Datena, a Prefeitura e o Prefeito atual não têm nada com isso, pois foi o MP-MG que mandou desocupar as áreas públicas utilizadas pelos comerciantes; o mesmo que mandou retirar as barracas do Parque Ipanema; é, também, o que vem investigando o aluguel de R$ 260.000,00 da atual sede da Prefeitura, ou seja, é a Lei.”

Bom Jardim

15 de julho, 2025 | 15:31

“Tem que olhar as barracas da praça do bom jardim, montam encima da praça sem alvará, além de ficar cheio de usuários de droga até altas horas da madrugada, devemos denunciar pra acabar com essa bagunça”

Rx

15 de julho, 2025 | 15:09

“Tenho certeza que os moradores daquela região estão batendo Palmas.”

Rx

15 de julho, 2025 | 15:03

“Prefeitura colocando ordem.
Parabéns prefeito
Só não gostou os donos e os frequentadores barulhento kkkkk”

Camila

15 de julho, 2025 | 14:23

“E o ponto do cupim no Iguaçu, vai continuar usando a praça pública como extecao comercial particular , e expulsando quem usa a praça na área delimitada como deles ? Deixa apenas um espaço pequeno para quem realmente quer usar a praça levar as crianças para brincar é impossível”

De Olho

15 de julho, 2025 | 13:09

“Quero ver quando a prefeitura vai desobstruir as calçadas das ruas do centro de Ipatinga, bem como as ruas onde existem vários bares que ocupam as calçadas e as ruas impedindo assim o trânsito de veículos e pedestre. Por exemplo, bairro Iguaçu...”

Datena

15 de julho, 2025 | 13:07

“Não tem espaço suficiente para andar nas calçadas no Bom Retiro ?
Bem feito para a grande parte do povo de Ipatinga, e os empresários que apoiaram e reelegeram o atual prefeito .
Presentinho dele e da administração para vocês !
Cambada de otários !”

Geri Vaz da Silva

15 de julho, 2025 | 12:53

“Passem no cidade nobre e veneza as calçadas estão cheia de mesas e Iguaçu”

Antônio

15 de julho, 2025 | 12:19

“Enquanto isso, a na rua 16, Silvio Pereira II, Coronel Fabriciano, a calçada serve de garagem para a maioria dos moradores, alguns até colocam telhado, obrigando os pedestres a passarem na rua, correndo riscos de serem atropelados. A rua 16 é uma das principais do bairro e a mais movimentada.
Um absurdo!”

Ipatinguense

15 de julho, 2025 | 12:18

“Será que algum dia vão dar ao Canaãzinho o mesmo tratamento que Bom Retiro e Horto recebem? Algum dia vão fiscalizar aquela farmácia que abriu com estacionamento na calçada, e uma academia improvisada no 2ºandar, tudo invadido, inclusive calçada e área de desabamento da rua de trás que demorou mais de 15 anos para a prefeitura consertar?? Num tem um alvará, tem milhares de pessoas que dependem das calçadas para ir e vir do trabalho e escola, e não tem fiscalização. Será que os moradores do Canaãzinho valem o mesmo tanto para a prefeitura ou só na hora de mandar polícia prender traficante de pouca monta?? Acho que polícia é o único poder público que chega por aqui....”

Eu

15 de julho, 2025 | 12:17

“Tenso!! Será que também vai valer para os bares, no Cidade Nobre, Bethania, ciclovia do Canaã que vive cheia de barraquinhas de churrasco. Entre tantos bairro.

Espero que sim pois ocupar espaço público, sim e proibido, mas que a lei seja para todos, não só para os comerciantes do Bom Retiro.”

Farias

15 de julho, 2025 | 11:55

“Os comerciantes tiveram um prazo para cumprir, caso contrário seriam autuados. Agora, o MP deve ter o mesmo rigor com a administração pública, concedendo prazo razoável para o término das obras, não cumprindo, deverá ressarcir os comerciantes prejudicados. O MP deveria ter o mesmo empenho em desapropriar ocupações residenciais ilegais na cidade, nesse assunto, não vemos agilidade. Na Manain é um exemplo disso.”

Só Espertão em Ipatinga

15 de julho, 2025 | 11:38

“Maioria tem comércio pequeno paga imposto relativo ao uso em M2, e de área externa além de prejudicar o passeio não paga imposto. Inclusive na praça do Iguaçu e Cid nobre”

Envie seu Comentário