
16 de julho, de 2025 | 11:24
Operação combate derrame de cédulas falsas de real em Minas Gerais
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16/7), operação ostensiva para cumprimento de cinco ordens judiciais expedidas por juízos federais da região, no âmbito de inquéritos policiais que apuram a remessa de cédulas falsas de real pelos Correios. Os falsificadores usam mídias sociais e grupos de WhatsApp para oferecer "pacotes" com cédulas falsas, principalmente de R$ 50 e na maioria das vezes, de R$ 100.
No curso das investigações, foram interceptadas encomendas postais destinadas a indivíduos residentes em municípios do sul de Minas Gerais, os quais teriam adquirido o material ilícito utilizando aplicativos de rede social, com pagamento efetuado por plataformas digitais.
As investigações indicaram tratar-se de indivíduos jovens, com idades entre 19 e 24 anos, que apresentam percepção de baixo risco imediato e expectativa de lucro fácil, buscando futura inserção das cédulas falsas no circuito econômico, especialmente em compras de pequeno valor, com o objetivo de obter significativa quantidade de troco em moeda legítima.
Os policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Varginha (1), Lavras (1), Maria da Fé (2) e Pouso Alegre (1), com o intuito de apreender elementos probatórios que subsidiem futuro processo criminal contra os envolvidos, cuja pena pode alcançar até 12 anos de prisão.
A operação foi denominada Cold Money”, expressão em inglês que remete à ideia de dinheiro frio, obtido de forma ilícita. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Divulgação
Pacotes com cédulas falsas são oferecidos em perfis nas mídias sociais e grupos de WhatsApp, quem compra recebe pelos Correios

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]