
17 de julho, de 2025 | 08:30
Cefet-MG Timóteo e IFMG Ipatinga se destacam entre as melhores escolas públicas do Brasil no Enem
Divulgação
IFMG Ipatinga foi a segunda escola pública com melhor desempenho na Região Metropolitana do Vale do Aço

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O campus Timóteo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e o campus Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) se destacaram entre as instituições públicas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, conforme estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com média de 685,26 pontos, o Cefet Timóteo garantiu a 9ª colocação nacional entre as escolas públicas e a 6ª posição em Minas Gerais. Já o IFMG Ipatinga, com 656,53 pontos, ficou em 31º lugar no ranking nacional e 10º entre as instituições públicas mineiras. Os dados foram disponibilizados na última sexta-feira (11).
Vale ressaltar que ambas as unidades são referências na oferta de ensino técnico integrado ao ensino médio gratuito e promovem processos para selecionar os alunos.
Outros campi também se destacam
Além de Ipatinga, outros sete campi do IFMG estão entre as 100 instituições públicas com melhores médias do país: Governador Valadares (40º), Betim (50º), Ouro Branco (56º), Ponte Nova (71º), Ribeirão das Neves (80º), Conselheiro Lafaiete (82º) e Formiga (89º).
As demais 10 unidades do instituto que ofertam ensino médio também obtiveram desempenho de destaque, figurando entre as 600 escolas públicas mais bem avaliadas do país, em um universo de 18.410 instituições analisadas.
Para o pró-reitor de Ensino do IFMG, Mário Alvarenga, os resultados refletem a qualidade da formação oferecida e o comprometimento institucional com os estudantes. Os campi do IFMG têm mostrado que é possível atingir excelência na formação geral básica, através do ótimo desempenho no Enem, mas sem deixar de lado o compromisso institucional na formação técnica de qualidade, fundamental para o desenvolvimento regional das cidades onde o IFMG se faz presente”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
17 de julho, 2025 | 10:34Parabéns Sr. Rodrigo! Que sacada!”
Rodrigo
17 de julho, 2025 | 10:02Então, fica o questionamento:
precisa de militarização?? Resposta: NÃO!!”
Gildázio Garcia Vitor
17 de julho, 2025 | 08:47Parabéns às famílias que sabem, que a educação pode ser a garantia do futuro dos seus filhos e da Nação! O resto é consequência.
Para os esquecidos, lembrem-se quem "trouxe" o Cefet e o IFMG para o nosso Vale do Aço. Agora só falta a UFOP, com Medicina e Direito. Mas tá difícil!”