16 de julho, de 2025 | 17:50
Homem acusado de assassinar mulher em Ipatinga é preso em Belo Horizonte
Reprodução de vídeo
Foragido de Ipatinga, homem foi preso ao sair de seu local de trabalho e o momento da prisão foi flagrado por pessoas que estavam na rua

Foi preso em Belo Horizonte, no fim da manhã desta quarta-feira (16), Evaroldo Almeida da Silva, de 52 anos. Ele era procurado por um homicídio ocorrido em Ipatinga, no dia 4 de maio. A vítima foi Valéria Santana de Souza, de 41 anos.
O crime foi praticado na rua Macabeus, no bairro Canaã, conforme noticiado pelo Diário do Aço à época. Segundo a Polícia Militar, Valéria foi morta com golpes de faca após um desentendimento com o homem, que era conhecido da família.
Na ocasião, a vítima estava em um bar e foi ao encontro de Evaroldo com um cabo de vassoura. Ele reagiu com os golpes fatais e fugiu. A faca usada foi encontrada sobre o telhado de um imóvel próximo. O Samu chegou a prestar socorro, mas Valéria não resistiu.
De acordo com o companheiro da vítima, o desentendimento teria começado porque Evaroldo levava mulheres para a oficina onde morava e trabalhava, o que incomodava Valéria.
Após o crime, o acusado fugiu para Belo Horizonte. A Polícia Militar recebeu informações de que ele estaria trabalhando em uma oficina na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sion.
Apanhado ao sair para o almoço
A prisão nesta quarta-feira foi confirmada ao Diário do Aço pelo comandante da 127ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar, capitão Mauro Lúcio, que coordenou a operação na capital mineira.Segundo o oficial da PM, na abordagem o homem confessou o crime e apresentou uma nova versão: teria agido a mando do marido da vítima, que lhe prometera a quantia de R$ 10 mil. No entanto, conforme o comandante, essa suposta motivação não consta no inquérito inicial e será apurada pela Polícia Civil ao longo das investigações.
Ele conversou com tranquilidade e disse que cometeu o crime num momento de ira. Depois acrescentou que o companheiro da vítima teria prometido dinheiro pela morte dela, mas isso será investigado. O que consta até o momento é que ele tinha desentendimentos com a vítima e acabou atacando-a após ser confrontado por ela com um pedaço de pau”, relatou o capitão.
Suposto mandante
O Diário do Aço apurou a versão que Evaroldo contou. Ele alegou que nunca havia matado antes, mas aceitou a suposta proposta. Disse que, no dia do crime, foi avisado que Valéria estava indo até a oficina armada com um cabo de vassoura. Ele afirmou que estava fechando o local, com uma faca em mãos, e atingiu a vítima com dois golpes no peito.Duas semanas depois, Evaroldo se apresentou à Delegacia de Polícia Civil, foi ouvido e liberado. Continuou trabalhando em outras cidades até receber uma proposta de emprego em Belo Horizonte. Trabalhou dois dias e foi preso.
O acusado declarou que não recebeu o pagamento prometido. Após o cumprimento do mandado de prisão, Evaroldo foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Belo Horizonte e permanece à disposição da Justiça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]