17 de julho, de 2025 | 17:56

Idosa perde mais de R$ 29 mil no golpe do INSS em Santana do Paraíso

Uma aposentada de 66 anos foi vítima de um estelionato e perdeu mais de R$ 29 mil após ser enganada por um criminoso que se passou por representante da Previdência Social. O marginal alegou que fazia a “prova de vida” para que a idosa continuasse a receber a aposentadoria. O caso ocorreu no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, e foi feito registro policial para providências legais.

A vítima informou à Polícia Militar que, por volta de 13h30 de 11 de julho, recebeu mensagens pelo aplicativo WhatsApp de um número com DDD 11. O perfil utilizava a logomarca do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o nome de usuário “Lucas Mathias”. O suposto atendente informou que ela precisava fazer a prova de vida para não ter sua aposentadoria bloqueada.

Acreditando na veracidade da mensagem, a vítima forneceu diversos dados pessoais e bancários, inclusive senhas da sua conta na Caixa Econômica Federal. Conforme ela mesma relatou, fez diversos procedimentos com comandos remotos em seu celular.

Logo após o ocorrido, a irmã da aposentada chegou à residência e a alertou sobre a possibilidade de se tratar de um golpe. Imediatamente, ela desligou o telefone e foi até uma agência da Caixa, onde um funcionário informou que a conta havia sido bloqueada por segurança.

Na segunda-feira seguinte, a vítima retornou à agência e foi informada de que havia sido feita uma transferência no valor de R$ 29.085,26 para uma conta no banco Bradesco em nome de Luanda Souza do Nascimento.

A vítima ainda relatou que enfrenta problemas de saúde e que o valor perdido seria utilizado para o seu tratamento médico. O caso será investigado pela Polícia Civil. A prova de vida da Previdência Social é feita exclusivamente pelos canais oficiais do INSS ou presencialmente nos bancos conveniados.

Alerta
Há diversas mensagens, nos bancos e aplicativo do INSS, para que as pessoas jamais repassem dados pessoais, principalmente senhas, a terceiros. Outra orientação é que filhos e netos orientem idosos acerca dos golpes que podem vitimá-los pelos aplicativos de mensagens e via ligações telefônicas.

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Comentários

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Joana

17 de julho, 2025 | 18:55

“Não existe "bloqueio de conta por segurança". Deveria ter trocado todas as senhas imediatamente”

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