Pref Ipatinga Iptu 2025

18 de julho, de 2025 | 14:00

Vereadores aprovam projetos sobre atividades culturais e religiosas nas escolas

Divulgação
Os vereadores de Timóteo aprovaram três projetos de lei que dispõem sobre a realização de atividades culturais e religiosas nas escolas de TimóteoOs vereadores de Timóteo aprovaram três projetos de lei que dispõem sobre a realização de atividades culturais e religiosas nas escolas de Timóteo

Em reunião ordinária nesta quinta-feira (17), os vereadores de Timóteo aprovaram três projetos de lei que dispõem sobre a realização de atividades culturais e religiosas nas escolas de Timóteo. Duas das três matérias foram sobre atividades religiosas, como o Projeto de Lei nº 4.660, que inclui a leitura da Bíblia Sagrada nas escolas públicas e particulares, como recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo. As informações foram divulgadas pela Casa Legislativa.

Segundo o autor da matéria, vereador Marcus Fernandes, a Bíblia é, além de um livro cristão, um livro rico em história, cultura, filosofia, arqueologia e ensinamentos de muito valor e traz narrativas que estimulam a imaginação, promovem a reflexão sobre questões humanas universais e incentivam o pensamento crítico. A Bíblia é também uma obra que faz parte da história e da cultura de muitas sociedades, contribuindo para uma compreensão mais ampla do mundo e das diferentes tradições religiosas.

Pela proposta, seu uso será feito de forma sensível e contextualizada, sempre respeitando as diferentes crenças e opiniões dos estudantes. Marcus ressaltou que a Câmara de Belo Horizonte já aprovou um projeto semelhante.

Outra matéria aprovada sobre religiosidade foi o PL nº 4.671, que assegura a participação inteiramente voluntária e espontânea de estudantes em práticas religiosas, garantindo-se o pleno exercício da liberdade de consciência e de crença, em instituições públicas e privadas de ensino de Timóteo. De autoria do vereador Omar Onraca, o PL busca equilibrar o direito individual de expressão religiosa com o funcionamento harmônico das atividades acadêmicas, estabelecendo critérios que evitem prejuízos ao ensino.

Segurança Alimentar
De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 4.678, que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de Timóteo. De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa responde a uma realidade preocupante: o persistente quadro de insegurança alimentar que afeta centenas de famílias no município e compromete, de forma direta, sua dignidade, sua saúde e suas possibilidades de desenvolvimento.

O projeto de lei visa a criação de um marco normativo que estrutura de forma permanente a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estabelecendo princípios, diretrizes e objetivos que permitem ao município atuar de maneira planejada, integrada e intersetorial no enfrentamento da fome.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

18 de julho, 2025 | 18:51

“Nunca vi, em Timóteo, um vereador visitar uma escola. Tem bairros da periferia que os pais só vão na escola se tiver autorização do pastor. Rs.”

Gildázio Garcia Vitor

18 de julho, 2025 | 14:51

“Os graves problemas, que a Educação básica pública enfrenta, não devem ser do conhecimento dos nobres Edis.
Por que a Bíblia? Podia ser a Torá, o Alcorão, a Bhagavad Gita-dá até saudades do Raulzito-, o Tao Te Ching e os textos sagrados dos nossos primitivos, denominados "Mitos de Fundação".”

Envie seu Comentário