
19 de julho, de 2025 | 08:00
Mecânico aponta principais problemas em viagens com carros sem revisão
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
As férias escolares de julho aumentam o fluxo nas estradas, assim como o número de acidentes por falta de cuidados básicos. Para garantir viagens mais seguras, é importante conferir todos os detalhes. O mecânico Carlos Oliveira, de Santana do Paraíso, reforça a necessidade de revisar o veículo para chegar ao destino com segurança.
Carlos explica que é necessário verificar todos os componentes do carro, principalmente a parte de óleo, freio e suspensão, que são itens importantes. E na revisão, verificamos todos esses itens, fora os outros detalhes que podem ajudar o carro a rodar mais suavemente. E pra fazer uma revisão completa, com calma, pedimos que o proprietário leve o veículo com certa antecedência, 10 ou 15 dias antes, para termos prazo de corrigir algo, verificar se vai ter mais alguma coisa pra resolver”, salienta.
O mecânico aponta que, quando o veículo é levado de última hora, algum ruído ou ajustes podem não ser percebidos. Talvez, próximo ao dia da viagem, apareça alguma coisinha no carro, já aconteceu com a gente aqui. De fazer a revisão normal, completa no carro, mas o cara costuma andar muito e surge um batido, é normal, mas pode ser corrigido, desde que tenhamos prazo”, reforça.
Principais problemas
Questionado sobre os principais problemas que acontecem na estrada, Carlos detalha que a parte de funcionamento pode deixar o condutor na mão” e menciona a bomba de combustível ou o motor parar de funcionar. O que normalmente pode ser uma bobina, um sensor de rotação que faz parte do funcionamento, uma coisa também que pode dar dor de cabeça na estrada é o carro ficar funcionando com três cilindros, ficando fraco e dificultar o restante da viagem”, elenca.
Cuidados
O profissional acrescenta que o condutor deve ficar atento ao painel, onde são sinalizados possíveis problemas por meio das luzes. Os ponteiros indicam temperatura, é bom ver se não vai acender alguma luz de óleo, bateria, essas coisas. Um detalhe importante é conferir o nível do óleo e da água, por mais que o mecânico tenha feito a revisão, é bom verificar antes de sair e poder pegar a estrada mais tranquilo”, conclui.
Planejamento
Para garantir viagens mais seguras, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) reforça as orientações aos motoristas e destaca os avanços na infraestrutura viária promovidos pelo Governo de Minas. A principal orientação do DER-MG é com o planejamento da viagem. Traçar rotas, avaliar os trajetos e planejar pontos de parada para descanso são apenas algumas das atitudes que podem garantir uma viagem tranquila e segura.
Para ajudar nessa tarefa, a autarquia dispõe de uma ferramenta de consulta sobre as condições da malha rodoviária sob responsabilidade do Estado. O Sistema de Mapeamento e Monitoramento das ocorrências nas rodovias ajuda a tornar as viagens mais seguras. Por meio de um mapa, antes de começar a viagem, o motorista pode verificar o tipo de ocorrência registrada em determinado ponto do trajeto e visualizar as fotos daquele local. Mais informações estão disponíveis no site do DER-MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Carlos Eduardo
19 de julho, 2025 | 13:19Muito importante fazer as revisões, eu sou cliente do Alfredo a mais de 20 anos. Nada a reclamar.”
Leo
19 de julho, 2025 | 12:17Vd.ta raro achar algum q queira realmente resolver teu problema”
Analista
19 de julho, 2025 | 09:17Foi se a época que tinha mecânico bom hoje em dia tá difícil achar um bom mecânico que realmente resolva problema do seu carro maioria só querem se dar bem e trocar peças quando vai ver o problema era simples de resolver e você gastou 4.000 trocando peças que não tinha nada a ver com problema.”
???
19 de julho, 2025 | 08:49MECÂNICOS NÃO QUEREM RESOLVER SEU PROBLEMA ,ELES QUEREM SEU DINHEIRO!”