
19 de julho, de 2025 | 07:00
Inscrições abertas pra curso gratuito de design com metais em Ipatinga
Divulgação
O currículo do curso foi elaborado para capacitar os participantes desde a concepção e planejamento até a execução de objetos em metais

Estão abertas novas turmas do projeto "Oficina dos Sonhos Metal" em Ipatinga. Patrocinado pela Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pela (IN)Termeio Arte e Cultura em parceria com o Governo de Minas Gerais, o curso livre e gratuito oferecerá capacitação completa de design com metais para 60 alunos a partir de 16 anos, em situação econômica desfavorável. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do perfil oficial da iniciativa no Instagram: @nucleooficinadossonhos.
Conforme divulgado pelo (IN)Termeio Arte e Cultura, o curso será ministrado na rua Tupinambás, 80, bairro Iguaçu, em Ipatinga. O objetivo é proporcionar uma formação abrangente que integra técnica, originalidade e inovação no design e na manufatura de objetos em metal, abrindo portas para novas oportunidades profissionais e empreendedoras na região.
O currículo do curso foi elaborado para capacitar os participantes desde a concepção e planejamento até a execução de objetos em metais. Os alunos aprenderão os fundamentos da solda e segurança no trabalho, técnicas avançadas de design e produção, manuseio de ferramentas manuais e elétricas, reconhecimento de diferentes tipos de materiais, além de métodos de corte, encaixe e acabamento. Um dos grandes diferenciais é a incorporação do design de produto ao processo de soldagem, incentivando a inventividade e o raciocínio analítico na criação de móveis, brinquedos educativos e artefatos decorativos.
"Acreditamos que a educação e a capacitação são pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de nossa comunidade. O projeto 'Oficina dos Sonhos Metal' é uma forma de investir no potencial dos jovens de Ipatinga, oferecendo-lhes ferramentas e conhecimentos práticos para construir um futuro mais promissor, seja através da inserção profissional ou do empreendedorismo criativo”, destacou Thiago Kling, diretor da (IN)termeio Arte e Cultura.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância da continuidade do projeto pelo segundo ano consecutivo, que em 2024 promoveu a formação de 75 pessoas. A Usiminas estimula iniciativas que promovam a formação visando o desenvolvimento das comunidades. O Oficina dos Sonhos é mais uma iniciativa que apoiamos porque tem como objetivo oferecer novas oportunidades e geração de renda”, salienta.
A formação culminará em um projeto final, no qual cada participante desenvolverá uma peça exclusiva, aplicando todos os conhecimentos assimilados ao longo do curso. Essa etapa visa solidificar o aprendizado e fortalecer a autonomia dos alunos na materialização de suas ideias, com a perspectiva de que a exposição desses trabalhos finais possa gerar novas oportunidades.
As 60 vagas estão distribuídas em três turmas, cada uma com 20 alunos: Turma 1 - Terça e quinta-feira, das 14h às 17h; Turma 2 - Segunda e quarta-feira, das 18h às 21h; Turma 3 - Terça e quinta-feira, das 18h às 21h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]