
19 de julho, de 2025 | 17:30
Livro analisa o feminismo na indústria da música
Mestra e doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a jornalista, pesquisadora e musicista Julia Ourique lança este ano o livro Feminismo na Indústria da Música”. Resultado de quase 10 anos de pesquisa, a obra aborda os diferentes aspectos da inserção entre feminismo, artivismo” e mercado musical no Brasil.Fruto da minha dissertação de mestrado, esse livro é pioneiro ao investigar o feminismo na indústria da música brasileira. Durante a minha carreira no jornalismo, acompanhei uma série de limitações em relação ao espaço da mulher no mercado da música, principalmente instrumentistas. Busco trazer a discussão para a sociedade, sobre como estamos tratando as mulheres que participam da indústria e continuam a ter o seu trabalho invisibilizado. Dentro desta questão, analiso no livro a possibilidade de o feminismo ser essa ferramenta para a mudança”, descreve Julia Ourique, autora do livro.
Feminismo na Indústria da Música” é dividido em três capítulos. O primeiro, introduz uma historiografia do feminismo no Brasil, com ênfase na presença de mulheres no mercado da música brasileiro. Em seguida, apresenta e aprofunda o conceito de ativismo nas artes, também chamado artivismo (forma de ativismo que usa a arte para expressar ideias e reivindicar causas sociais).
O segundo capítulo examina as transformações na indústria fonográfica, com destaque para a atuação e a mobilização das mulheres no mercado da música. Por fim, a última parte do livro se concentra no estudo de caso do selo musical PWR Records, explorando a sua trajetória e o modo como articula, na prática, os valores feministas com as dinâmicas do mercado musical. A obra está disponível nos sites da Editora Multifoco e da Amazon. Mais informações: Instagram @Julia_Ourique.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]