22 de julho, de 2025 | 06:45

Mais vagas abertas no sistema prisional mineiro

Divulgação Depen-MG
Presídio de Alfenas, no Sul de Minas teve capacidade aumentada em 160% Presídio de Alfenas, no Sul de Minas teve capacidade aumentada em 160%

Um anexo inaugurado no Presídio de Alfenas, no Sul de Minas, com 306 vagas, amplia em 160% a capacidade de encarceramento naquela unidade prisional. Mais de R$ 16 milhões foram investidos nas obras feitas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O presídio é administrado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Conforme o governo de Minas, a nova estrutura foi construída com recursos provenientes do Estado e do Governo Federal. A capacidade total do presídio passou de 196 para 502 vagas, um aumento de quase 160%. O espaço, destinado a detentos do sexo masculino, conta com duas alas, 37 celas equipadas com beliches, duas celas destinadas para pessoas com deficiência física, além de ala para encontro íntimo, pátio para banho de sol, pátio para visitação e salas multiuso.

Projeto visa dignidade no cumprimento de pena
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o novo modelo de construção foi projetado não apenas para facilitar a logística da unidade prisional, indo além disso, em vários aspectos. “Estamos inaugurando um anexo que reafirma claramente o propósito do Governo do Estado, à medida que não apenas vai garantir ainda mais dignidade no cumprimento da pena, mas também irá ampliar a segurança para servidores e visitantes”, destacou.
Divulgação
A capacidade total do presídio de Alfenas passou de 196 para 502 vagasA capacidade total do presídio de Alfenas passou de 196 para 502 vagas

O local é dividido em alas funcionais independentes, que são interligadas por um corredor central fechado. A estrutura conta ainda com uma passarela superior, que permite aos policiais penais uma ampla visão do corredor de alojamentos, área de vivências e salas. Por meio deste acesso os policiais são capazes de fazer a liberação dos detentos para o trânsito interno sem a necessidade do contato físico.

O diretor-geral do Presídio de Alfenas, Marco Aurélio Bispo Silva, enfatizou as palavras do secretário Rogério Greco, destacando que a entrega representa um importante avanço para o sistema prisional, evidenciando o compromisso de Minas com a segurança da sociedade e dos servidores que atuam dentro das unidades prisionais e, ainda, oferece mais dignidade no cumprimento da pena.

Divulgação
O presídio é administrado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG)O presídio é administrado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto

22 de julho, 2025 | 10:43

“Pra pagar a inflação pra os funcionários não tem dinheiro, mas pra bandidos tem, e dá isenção de imposto pra os amiguinhos TB ele é bom. Mentisema.”

Pinguim do Nada

22 de julho, 2025 | 07:08

“Os segregados da sociedade quebram isso tudo, deveriam é fazê-los trabalhar, quem não quiser trabalhar, que banque o custo dele no sistema prisional”

Envie seu Comentário