DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de julho, de 2025 | 15:15

Cursos de extensão oferecem vagas em 14 áreas artísticas no Cefart

Paulo Lacerda
As formações são focadas em competências e habilidades específicas, no formato híbrido, on-line ou presencialAs formações são focadas em competências e habilidades específicas, no formato híbrido, on-line ou presencial
Paulo Lacerda
O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em Belo Horizonte, abre inscrições para cursos de extensão com atividades das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. Totalizando 14 percursos formativos e 315 vagas, o foco são as habilidades e competências específicas, trabalhadas em períodos curtos, na maioria dos casos com pouco mais de um mês de duração.

As aulas estão previstas para iniciar em agosto e serão ofertadas em regime presencial, remoto ou híbrido, a depender de cada proposta. Para 11 dos 14 cursos, o critério de seleção é a ordem de inscrição dos candidatos, que podem se inscrever a partir de quarta-feira (23/7), até às 23h59 de domingo (27/7), exclusivamente em fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Os cursos de extensão visam democratizar o acesso ao conhecimento e atender às demandas das pessoas que não possuem disponibilidade para cursar integralmente os cursos regulares do Cefart, ou que desejam participar de forma pontual dos processos artístico-pedagógicos oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado. O corpo docente é composto por convidados e servidores do centro de formação, todos com capacitação acadêmica e profissional nas suas respectivas áreas. Embora os cursos sejam gratuitos, os materiais utilizados nas atividades são individuais e devem ser providenciados pelos estudantes.

As atividades do Cefart são realizadas por Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, patrocínio máster de Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, patrocínio prime de Instituto Unimed-BH, ArcelorMittal e Usiminas, patrocínio da Vivo e correalização da APPA - Cultura & Patrimônio.

Formações disponíveis
Os cursos ofertados e as respectivas vagas são: Arquitetura Icônica de Belo Horizonte (curso remoto), 30 vagas; Arquitetura Colonial Mineira (curso remoto), 30 vagas; Commedia Dell’Arte - A Arte da Improvisação (curso presencial), 30 vagas; A gravura e sua história (curso presencial), 20 vagas; Cuidar de si com Tai Chi (curso presencial), duas turmas com 25 vagas; Fundamentos básicos do Piccolo (curso presencial), 20 vagas; Improvisação "on-line" para todos os instrumentos (curso remoto); 20 vagas; Desenho artístico para iniciantes (curso presencial), 20 vagas; Manutenção básica de instrumento: clarinete (curso presencial), 10 vagas; Musicalização para crianças (curso presencial), 20 vagas; O balé de cima para baixo: estudo da coordenação do movimento (curso presencial), 20 vagas; Núcleo de Estudos e Experimentação da Imagem - NEEXI (curso híbrido), 10 vagas; Princípios básicos da técnica e leitura musical para caixa clara (curso presencial); 10 vagas; Teatro para Adolescentes - 11 a 14 anos (curso presencial), 25 vagas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário