22 de julho, de 2025 | 15:30
Marliéria divulga nome da empresa que irá fazer manutenção da Ponte Queimada e estima prazo para fim da obra
Por Bruna Lage - Repórter Diário do AçoDivulgação
A previsão de conclusão da obra é de 60 dias após seu início, informa a administração municipal

A administração municipal de Marliéria publicou, em seu Diário Oficial Eletrônico, o vencedor do certame que irá executar a obra de reforma da Ponte Queimada: a MDP Construção Civil LTDA EPP. O documento foi divulgado em 16 de julho. No dia 11 de junho, conforme noticiado pelo Diário do Aço, a passagem voltou a ser alvo de incêndio criminoso. Esse não foi o primeiro prejuízo à ponte, que tem resistido à ação de vândalos ao longo dos últimos anos.
No dia 16 de junho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu duas recomendações visando à proteção do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) durante as obras de restauração da Ponte Queimada, situada entre os municípios de Pingo-d'Água e Marliéria, que cruza o rio Doce em um dos limites do parque.
As recomendações, expedidas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Timóteo, em atuação conjunta com a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Bacia do Rio Doce, visam evitar impactos negativos na biodiversidade do Parque Estadual do Rio Doce, diante da intenção de reforma da ponte e dos riscos associados a uma possível reabertura da Estrada do Salão Dourado, localizada no interior do parque.
Segundo o MPMG, a livre circulação de veículos e pessoas em estradas que cortam unidades de conservação apresenta graves riscos ao meio ambiente, como o atropelamento de fauna, o aumento da chance de incêndios florestais e a facilitação da caça e da pesca predatórias. O primeiro documento foi dirigido ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão gestor da unidade de conservação. A segunda recomendação foi expedida ao município de Marliéria, responsável pelas obras.
>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp
>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço
Marliéria
Procurada pelo Diário do Aço, a administração municipal de Marliéria informou, por meio de sua Procuradoria, que referente ao Processo Licitatório 10/25 - Concorrência Eletrônica 01/25, tem como objeto a manutenção da Ponte Queimada, prevê-se a substituição do tabuleiro de madeira (assoalho, rodeiros e guarda-rodas), que foi comprometido pelo incêndio, e a instalação de guarda-corpo, é importante ressaltar que não haverá atividades com relevante impacto para a unidade de conservação ou para o curso dágua. Da mesma forma, não haverá movimentação de terra ou obras de alvenaria significativas que possam gerar sedimentos.
As atividades planejadas terão seu ponto de partida na cabeceira da ponte em Pingo-d'Água, ou seja, fora do perímetro do Parque Estadual do Rio Doce, onde deverão ser instalados o canteiro de obras e depositados os dormentes deteriorados. A obra será iniciada em até sete dias, contados a partir da emissão da ordem de serviço. A previsão de conclusão é de 60 dias após o seu início. A ordem de serviços está condicionada à obtenção das devidas autorizações/licenças ambientais nos órgãos competentes e anuência do órgão gestor da unidade de conservação Perd/IEF”, pontua.
Já se tem a anuência do Órgão Gestor, bem como a manifestação da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) quanto à dispensabilidade do licenciamento por meio de AIA (Avaliação de Impacto Ambiental), por se tratar de intervenção sem rendimento lenhoso, conforme previsão do Memorando-Circular nº 2/2025/IEF/DCMG, pendendo-se apenas ajustes junto à Coordenadoria do Rio Doce que já estão em curso”, conclui a nota do governo.
Já publicado:
Obras de reforma e revitalização da Ponte Queimada são confirmadas
- ONGs pedem cancelamento da reforma da Ponte Queimada
- Ponte Queimada permanece interditada e sem definição para reforma
- Municípios de Pingo-d'Água e Marliéria firmam acordo para a reforma da Ponte Queimada
- Ponte Queimada está interditada por tempo indeterminado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]