IPTU 2025 72890

23 de julho, de 2025 | 07:26

Operação combate uso de cerol e de linhas cortantes em Minas Gerais

Divulgação
As linhas com cerol, por serem cortantes, podem causar ferimentos graves, como cortes profundos e lacerações, em diversas partes do corpo, incluindo pescoço, braços e pernas; motociclistas estão as vítimas mais frequentes As linhas com cerol, por serem cortantes, podem causar ferimentos graves, como cortes profundos e lacerações, em diversas partes do corpo, incluindo pescoço, braços e pernas; motociclistas estão as vítimas mais frequentes

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou que reforçou as ações de fiscalização e conscientização do uso de linhas cortantes para quem solta pipas e papagaios no estado, a partir desta terça-feira (22/7). Além das férias de julho há também maior incidência de ventos nesse período, o que incentiva a prática de soltar pipas (papagaios).

A operação Linha Segura busca prevenir acidentes provocados pelo uso desses materiais, que representam grave risco à vida e à integridade física de pedestres, ciclistas e motociclistas, além de causar danos ao patrimônio público e privado. As ações ocorrerão em todo o estado até o dia 3/8, por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Diante do aumento da prática de soltar pipas, papagaios e similares durante as férias escolares, especialmente por crianças e adolescentes, a PMMG conduzirá atividades de fiscalização, apreensões e responsabilização dos infratores, promovendo a conscientização da sociedade sobre os riscos envolvidos no uso de linhas cortantes.

Há variadas ocorrênicas de pessoas que perderam a vida ou que sofreram danos irreversíveis com passar em motocicletas e bicicletas em locais onde havia linhas com cerol. Além disso, há registro de danos nas redes elétrica e de telecomunicações por causa das linhas cortantes.

"A Polícia Militar vai atuar em áreas urbanas, rurais, em unidades de preservação ambiental, em rodovias estaduais e federais delegadas, contando com o reforço do efetivo da nossa área administrativa", destaca o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo.

Legislação proibe o uso de linhas cortantes

Para coibir os riscos do uso desses materiais, o Estado de Minas Gerais promulgou a Lei nº 23.515/2019, que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares, considerando linha cortante aquela que ou foi produzida industrialmente com esse fim ou foi modificada pela adição de produtos como o cerol. O descumprimento da lei acarreta penalidades severas, incluindo apreensão do material e multa.

O uso dessas linhas em locais públicos ou de uso comum, como vias, praças e parques, pode caracterizar o crime de "Perigo para a Vida ou Saúde de Outrem", previsto no Art. 132 do Código Penal Brasileiro. Qualquer cidadão que identificar o uso desse material pode acionar a Polícia Militar imediatamente.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sousa

23 de julho, 2025 | 09:44

“nos morros do canaazinho o CEROL está demais. Andar de moto lá está perigoso demais... fiscalização já..”

Atenta

23 de julho, 2025 | 08:24

“Ontem ao sair na porta de sua residência, minha vizinha teve um corte na testa,por causa de uma linha com cerol enroscada no poste em frente a casa dela. Nesses casos nem dá para identificar quem usou,a linha veio de longe na pipa.”

Willian m

23 de julho, 2025 | 07:42

“Toda vez que passo na BR perto da entrada do mangueiras fico olhando pro céu a procura de pipas, as crianças e adolescentes ficam ao lado da BR empinando pipa e é muito perigoso. Pilotando sentido Ipatinga já fui enroscado por uma pipa, mesmo sem cerol cortou minha caminha e arranhou um braço, consegui parar e não cai, mas é uma situação muito tensa.”

Falo Mesmo

23 de julho, 2025 | 07:36

“Entendo que é necessário orientar, educar, mas só isso não basta. A polícia não dá conta nem sequer do tráfico, furtos e roubos, vai fiscalizar menino soltando pipa? E nos casos em que forem apanhados com a linha cortante não poderia ter refresco, teria que dar multa exemplar, para os pais e responsáveis.”

Envie seu Comentário