
26 de julho, de 2025 | 08:20
Combate ao golpe do falso advogado mobiliza OAB
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) têm promovido ações em combate ao golpe do falso advogado. Neste ano, a OAB-MG, por meio de sua Diretoria de Prerrogativas e da Procuradoria de Prerrogativas, entregou formalmente à Polícia Civil as notificações registradas junto à entidade referentes ao golpe. No documento, foi solicitada a adoção das providências necessárias para a apuração das condutas, a identificação dos responsáveis e a aplicação das medidas legais cabíveis. No Vale do Aço, as subseções irão lançar uma campanha voltada à prevenção.
Marcilea Jacob, presidente da subseção da OAB em Coronel Fabriciano, explica que a Ordem conta com o canal específico da ouvidoria para denúncias. Essa colaboração é estratégica, ela agiliza as investigações, permite o compartilhamento de informações e reforça o combate a esse tipo de crime, que é cada dia mais crescente. A união entre as instituições garante uma eficácia na repressão e transmite uma mensagem clara. As autoridades estão atentas e estão agindo”, afirma.
Em Coronel Fabriciano, revela a presidente, tem havido denúncias de advogados e também de cidadãos. E, por isso, a nossa subseção vai intensificar as ações e lançar junto com as demais subseções do Vale do Aço, de Ipatinga e Timóteo, uma campanha voltada à prevenção, direcionada tanto para a população quanto para os colegas advogados. A OAB e as autoridades já estão disponibilizando canais seguros para essas denúncias e para o exercício ilegal da advocacia. A confidencialidade é garantida, incentivando informação e provas que sejam enviadas com segurança. Quando o cidadão entender que ele foi vítima de um golpe do falso advogado, é fundamental que registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que pode ser tanto na delegacia virtual quanto na delegacia mais próxima”, reforça.
Cuidados
Marcilea acrescenta quais são os cuidados que as pessoas devem ter. Desconfie de cobranças inesperadas feitas em nome dos advogados ou escritórios, principalmente por meios digitais. Desconfie quando alguém dizer que o juiz vai ligar para fazer uma entrevista, que é o promotor, porque é assim que eles têm agido também. E certifique de que realmente é o seu advogado. Por meio do site confirmadv.oab.org.br a pessoa pode confirmar se é o seu advogado. Nunca realizar nenhum tipo de pagamento sem confirmar a veracidade daquela situação”, orienta.
Como denunciar
Assim que perceber que a abordagem se trata de um golpe, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia. É importante fazer capturas de tela da conversa e fornecer à Polícia Civil todas as informações de que dispuser, como número de Pix, horários ou qualquer outra pista para rastrear o criminoso. O e-mail [email protected] pode ser utilizado para envio de denúncias. A subseção de Fabriciano disponibiliza ainda o número (31) 989120651.
No caso dos advogados, além do boletim de ocorrência, também é necessário informar clientes, contatos, OAB e entidades como sindicatos, associações, entre outras, sobre o golpe. O aviso deve ser feito por todos os meios de comunicação possíveis, como alerta nas mídias sociais, no WhatsApp, no e-mail.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Augusto dos Anjos
26 de julho, 2025 | 09:07O problema, que informação tem , alertas, mas infelizmente o bandido, busca vulneráveis, golpe advogado, golpe do amor, golpe pix zap, até golpe hospital, remédio, e informação, eu por exemplo, pego matérias golpe relatadas no diário do aço, envio grupo da família, e uma forma relatar.”
Atenta
26 de julho, 2025 | 08:54Essa semana estelionatários novamente,clonaram os dados até de todo meu processo e do advogado. Só que deram azar: meu advogado é meu irmão .”