26 de julho, de 2025 | 08:30

Queimada impactou em torno de 60 unidades consumidoras de energia elétrica em Santana do Paraíso

Divulgação/Imagem ilustrativa
Incêndios, quando de origem culposa, podem levar a pena de detenção que varia de seis meses a dois anosIncêndios, quando de origem culposa, podem levar a pena de detenção que varia de seis meses a dois anos
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço Uma ocorrência por queimada na cidade de Santana do Paraíso atingiu em torno de 60 unidades consumidoras de energia elétrica. Esta foi a única ocorrência desse tipo registrada neste semestre na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço junto à Cemig. A assessoria da companhia não soube informar se o incêndio foi causado propositalmente.

No artigo 250 do Código Penal, constata que causar incêndio, expondo a perigo a vida, à integridade física ou o patrimônio de outrem gera uma pena que pode chegar à reclusão de três a seis anos, e multa.

As penas aumentam de um terço se o crime for cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio, ou se o incêndio é em casa habitada ou destinada à habitação, em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura.

Também é levado em conta se o crime é cometido em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo, em estação ferroviária ou aeródromo, em estaleiro, fábrica ou oficina, em depósito de explosivos, combustível ou inflamável.

Alerta de incêndio
No início desta semana, o Diário do Aço publicou uma divulgação da companhia, que aponta que ela registrou 1.896 alertas de incêndio próximos à sua rede elétrica apenas nos primeiros seis meses de 2025. Os dados são do Sistema de Monitoramento e Alerta de Queimadas (SMAQ), que identifica focos de calor a até 1,5 km das linhas de distribuição e transmissão. A tecnologia permite que as equipes de campo sejam acionadas com agilidade, muitas vezes antes de o fogo atingir as estruturas da rede elétrica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário