PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

26 de julho, de 2025 | 12:00

Ipatinga mapeia ocupações irregulares em áreas públicas

Divulgação
Ação técnica e preventiva tem foco na reorganização urbana e preservação dos espaços coletivosAção técnica e preventiva tem foco na reorganização urbana e preservação dos espaços coletivos

A administração de Ipatinga está intensificando um levantamento técnico em áreas públicas de todos os bairros do município. A ação, de caráter exclusivamente preventivo, busca mapear e identificar ocupações irregulares, com o objetivo de reorganizar os espaços urbanos e garantir o uso adequado das áreas coletivas, informa o governo.

A iniciativa teve início no bairro Bom Retiro, após atuação do Ministério Público, e será ampliada de forma gradativa para toda a cidade. Nesta semana, as equipes de fiscalização percorreram os bairros Bethânia, Taúbas, Canaã, Cidade Nobre, Ideal, Ferroviários, Iguaçu, Esperança e Bom Jardim. Na próxima etapa, o mapeamento chega ao Cariru, Imbaúbas, Bela Vista, Bom Retiro (novos pontos), Horto, Vila Celeste, Veneza, Jardim Panorama, Caravelas, Centro, Novo Cruzeiro e Vila Ipanema.

“Estamos construindo um diagnóstico detalhado da cidade, bairro por bairro, para planejar o futuro com responsabilidade. Não se trata de autuar ou penalizar ninguém, mas de compreender as situações locais com diálogo e respeito. A atuação dos fiscais é exclusivamente técnica neste momento”, afirma o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares.

A gerente da Fiscalização, Juslaine Costa, também reforça que a abordagem tem sido pautada pelo respeito e pela escuta. “As equipes já chegam informando que se trata apenas de um levantamento técnico. Nosso papel nesse momento é observar, registrar e ouvir os comerciantes”, esclarece.

>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp


>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço

O mapeamento das áreas públicas é parte de um planejamento mais amplo para a requalificação dos espaços urbanos. A administração pública quer garantir mais acessibilidade, preservar áreas verdes, ampliar a segurança viária e estimular a atividade comercial organizada, com base em critérios técnicos e legais.

Para o prefeito Gustavo Nunes (PL), a ação é um passo decisivo para o desenvolvimento urbano sustentável de Ipatinga. “Esse levantamento é mais do que um diagnóstico, é o início de um novo olhar sobre a ocupação da nossa cidade. Cada bairro ouvido, cada realidade estudada nos ajuda a planejar um futuro melhor. Com responsabilidade, transparência e diálogo, vamos transformar Ipatinga em uma cidade mais justa, acessível e bem organizada para todos”, destaca o prefeito, reforçando que todos os fiscais estão devidamente identificados e atuam com postura orientativa.

LEIA MAIS
Obras de revitalização no Bom Retiro devem ser concluídas em novembro
Operação recolhe estruturas que ocupavam vias públicas no bairro Bom Retiro
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sincer?o

26 de julho, 2025 | 13:48

“Parabenizo à Prefeitura por essa iniciativa mas insisto em afirmar que levantamentos sem ação não produz nenhum benefício à população.
Existem no Jardim Panorama,na região que confronta com o Parque Ipanema inúmeros imóveis relacionados como invasão de área pública e até o momento sem nenhuma intervenção efetiva por meio dos órgãos públicos.”

Otário

26 de julho, 2025 | 13:31

“O bar Hotdrink no Veneza alem de ocupar toda calçada agora ocupa também metade da rua campinas.
Ninguém da prefeitura sabe disto né!?”

Leitor

26 de julho, 2025 | 13:28

“A empresa VIP atacarejo na maior cara de pau invadiu uma area pública no Veneza 2. Fiz a denúncia e nenhuma ação foi tomada pela prefeitura. Só agem se o MP ficarem cima”

Verdade

26 de julho, 2025 | 12:48

“Só falta fiscalização de Ipatinga-MG, trabalhar pois um monte de barzinhos no esperança sem Alvará de Localização, sem vigilância sanitária e o pior de tudo poluição sonora.”

Bom Jardim

26 de julho, 2025 | 12:29

“Vem logo na praça do bom jardim, muita droga e criminalidade, vem logo tirar aquelas barracas em cima da praça”

Ipatinguense

26 de julho, 2025 | 12:18

“Quanto tempo vão demorar a chegar na praça do CANAÃZINHO onde o cabra invadiu a área do desabamento que deixou a rua interditada por mais de década??? No ponto mais movimentado do bairro, da rua de trás, área que a Defesa Civil deveria VIGIAR dia e noite até a rua da frente onde invadiu a calçada da PRINCIPAL AVENIDA, amarra portão na PLACA DE PARE, e fez a pior invasão para um bairro de 50 mil pessoas, região que deveria ser uma praça como tava no orçamento MILIONÁRIO DA RECONSTRUÇÃO DA RUA AMÓS, e A PREFEITURA NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA, como se fosse normal em pleno 2025 os estudantes, trabalhadores e idosos terem que ir para a RUA pra prassar pela vizinhança. Coisa normal na vida desse obreiro que inclusive estaciona na contramao e motos na calçada no seu comércio, nada raro ver a Guarda Municipal por lá, mas até quando vão ficar fingindo que tão ensinando pra quem não quer colaborar com a coletividade????”

Multa nos Puxadinhos

26 de julho, 2025 | 11:19

“A verdade que muitos com seu jeitinho brasilero, querem burlar as leis. Com o famoso puxadinho, invaden passeios destinados a pedestres. Sabem que a fiscalização é omissa na maioria das vezes. Importante trabalho. Que a lei seja aplicada nos espertinhos.”

Ipatinguense

26 de julho, 2025 | 11:07

“?tima iniciativa. A cidade carece de organização.”

Romero

26 de julho, 2025 | 10:35

“Faz-se necessário conhecer primeiro o layout da cidade, existem inúmeras vias desviadas pela própria secretaria de obras. sem mudanças diretas nos mapas dos bairros, Iguaçu mesmo temos muitas passagens, que se simplesmente abriram ruas no local, ignorando o mapa aprovado, no C3, aqui no bairros de periferias onde havia muitos morros, para fugir dos abismos, simplesmente desviavam as vias sem indenização ou mudanças nos mapas aprovados... Tem propriedades que ocuparam essas áreas e até retificaram em suas escrituras, precisa-se de um estudo detalhado, na Av gerasa fizeram até salão de festas em áreas públicas e outras muitas.”

Atenta

26 de julho, 2025 | 10:08

“Uma área que precisa de atenção é a PRÓXIMA AO PONTILHÃO DE FERRO,sentido Cemitério. Que lugar horrível,feio e claramente desorganizado. Cruzes.”

Santos

26 de julho, 2025 | 10:05

“Muito importante este trabalho. Temos muitos estabelecimentos utilizando passeios e praças para ampliar seu espaço, colocando mesas e cadeiras. Muitos obrigam pessoas (idosos. PCD...) a transitarem pelas ruas. Outros usam espaço de estacionamento para colocar barracas. É preciso que haja ordem e respeito pelas pessoas.”

Envie seu Comentário